quarta-feira, 20 de junho de 2012


"Há sempre uma diferença entre querer e desejar.
 Querer corresponde a uma necessidade. Querer é algo que o indivíduo compreende. Eu quero tomar água, eu quero dormir, eu quero me proteger do frio.

 Enquanto desejar é aquilo que ninguém compreende, é algo muito particular, singular de cada um e jamais nós temos uma resposta que nos satisfaça completamente. Essa é a base da criação ou é a base do sofrimento.
 Na psicanálise o que acontece quando um desejo é realizado? São raros os momentos e nesse momento a pessoa tem uma sensação de uma quase morte. Os franceses chegam a chamar o orgasmo de uma pequena morte. A pessoa tem a sensação como se estivesse no olho de um furacão, uma sensação de perda de identidade, uma sensação de tontura, uma sensação de querer se agarrar no outro, e isso passa. O que é que vem depois? Pode vir uma depressão, de algo perdido, pode vir uma vontade de reinventar esse prazer tão rápido que é a realização de um desejo".
(Jorge Forbes)

2 comentários:

  1. Adorei o texto, até porque nós duas sabemos que adoramos Psicanálise né?? hehe... Boa quarta flor!!! Beijãoooo
    ps: adorei ter lido Madame Bovary, aliás, a arte com interpretação analítica parece sempre mais rica né???

    ResponderExcluir
  2. Minha querida! que postagem mais linda para este meu retorno...amei e vou filosofar sobre ela com meu psicanalista, depois te conto. Obrigada pelo teu comentário lá no meu blog, são carícias especiais...beijos e até mais!

    ResponderExcluir

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog