segunda-feira, 11 de junho de 2012


O DESAFIO DO MAR

A construção de um navio parece com a formação das pessoas. Durante a gestação, o casco é construído até que é lançado ao mar: A Maior parte de um navio é colocada depois , como acontece com a gente.

Camarotes, porões, motores, guindastes, pinturas, enfeites, são acrescentados durante a infância e a adolescência, até o navio ficar pronto para a primeira viagem. Um navio fica pronto quando sai do estaleiro, mas com a gente é diferente e este é o desafio de cada um – pois crescemos todo dia e nunca ficamos prontos Apesar disso é preciso partir... mas nem todos tem coragem de ir e continuam atracados aos cais julgando-se incapazes de navegar sozinhos.

Alguns mal o dia amanhece, já partiram. Parecem muito ocupados e logo somem no horizonte. Desde cedo sabem o que querem e têm pressa de viver.

Outros navios também saem logo que podem, mas ficam dando voltas e mais voltas sem-chegar a lugar algum e acabam navegando só para comprar mais combustível todo dia e, o que ganham , mal dá para reformar o casco....

Os maiores desperdiçadores de seus próprios recursos são aqueles que não sabem  o que querem ...e o pior é que quando a gente não sabe direito o que espera do rumo que está tomando ou nem se tem um rumo , não pode corrigir a rota se estiver no caminho errado...

Nós somos os maiores responsáveis pelas tempestades que não conseguimos evitar.

Já outras pessoas deixam de navegar milhares de milhas para se conformarem com umas poucas centenas , porque têm medo de atrair ventos contrários ou então querem agradar ou impressionar alguém ..

Ninguém nos conhece melhor do que nós mesmos e, por mais que digam o que temos – ou não temos - que fazer,  ninguém pode viver a vida em nosso lugar .

Outras pessoas vivem frustradas e infelizes porque não conseguem ter as mesmas coisas que viram em outro navio. Algumas também ficam furiosas quando alguma coisa ou alguém não age ou sai como gostaria.


Não existe navio que não tenha passado por tempestade, e muitos afundam por não saberem evita-las por falta de comunicação ou por acharem que não precisam dos outros.
Vilmar Berna




·                                  


Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog