sábado, 29 de agosto de 2009

foto:Eliete Cascaldi
O OLHAR...
Assim como não sabemos mais ouvir, temos também dificuldade para olhar o que nos rodeia usando todos os nossos sentidos ,inclusive a intuição.

Há uma miopia em todos nós, ou uma catarata que turva nossa visão,fechando-nos para todas as possibilidades existentes.A incapacidade é ainda maior quando se trata de olhar para dentro de nós mesmos. Miopia que crece proporcional à autofobia- medo do autoconhecimento.Acreditamos possuir dentro de nós sómente sentimentos muito ruíns. É lamentável como ainda resistimos ao autoconhecimento, como ficamos armados e inseguros quando temos que nos mostrar.Resistência que aumenta à medida que ocupamos uma função relevante na sociedade. É a máscara colada no rosto.
"Somos como as rãs, anfíbios, uma parte de nós vive aqui embaixo, e outra tende para cima.Viver consiste nisto, ter consciência e saber disso, lutar para que a luz não desapareça vencida pela sombra".(Susanna Tamaro)

O mesmo alerta é feito por Brehony Kathleen quando afirma:"Não é a ponta dos icebergs que afunda os navios, pois podemos navegar em redor daquilo que vemos. É a parte do iceberg que está sob a água que cria o perigo".
Quando nos conhecemos mais profundamente, temos chance de sermos mais criativos e alcançar uma liberdade maior. Não precisamos criar barreiras ,não são necessárias tantas defesas. Quando nos conhecemos melhor, ficamos mais aptos a compreender o outro na sua complexidade, e assim julgamos menos. Tornamo-nos mais tolerantes, benignos e generosos e todos que estão conosco se beneficiam com certeza do nosso crescimento.Sem contar , que, somos capazes de rir de nossas imperfeições, de nossos deslizes e falar deles com mais naturalidade, aceitando dessa forma as críticas com menos dor, e não levando tudo para o "pessoal" . Passamos a aceitar que todos os seres humanos não nascem prontos.
E como indica Carl G. Jung passamos a buscar não pela perfeição, mas pelo crescimento.
“A inocência plena de um ser humano pode alçar ele para ave”,
Manoel de Barros .

fotos:Eliete Cascaldi

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog