
A socióloga Ruth Benedict descreve a sociedade oriental-japonesa- como a Cultura da Vergonha e a sociedade ocidental como a Cultura da Culpa .
CULTURA DA VERGONHA:Funciona com base na obediência escrupulosa às regras de conduta, obediência vigiada pelos demais.A obediência estrita acarreta a aprovação e o louvor .Não existe o fenônemo da "dor de consciência", ou seja, não existiria o superego,explica Davi L.Bogomoletz.

CULTURA DA CULPA: o agente repressor é uma instância social internalizada. O indivíduo internaliza a vigilância e passa a policiar os próprios atos. Na sociedade regida pela culpa a ação será, regulada não mais pelo que dirão os "outros", mas pelo que dirá o superego, um "outro" internalizado. Nas duas formas de civilização a espontaneidade e a criatividade ficam prejudicadas.

Civilização do Concern: é marcada pela criatividade (inventividade, originalidade, espontaneidade) e pelo respeito voluntário ao outro.

Concern é um termo utilizado pelo psicanalista Winnicott para descrever uma atitude que leva o indivíduo a interessar-se espontaneamente pelo bem estar do outro.A atitude do concern consiste numa consideração prestada ao outro, que assim é percebido como "bom", "amigo", ou no mínimo como "não-inimigo", ao menos potencialmente.
Tal atitude contrasta visivílmente com o comportamento que poderíamos chamar de "estranhamento paranóide", tido como normal nos dias de hoje em nossa sociedade.Na atitude do concern,o "eu" age como se o outro lhe importasse por princípio, esteja ou não precisando de ajuda.
È uma atitude que identifica no outro uma qualidade positiva potencial, em vez de uma qualidade negativa em potencial.Há um potencial inato para a moralidade.
O diferente passa a ser tratado segundo a velha frase:
" Nada do que é humano considero , estranho a mim".
fonte:De Buber a Winnicott:Uma visão benigna da Sociedade ou Para Compreender a Nova Era David litman Bogomoletz/junho97
Vamos aderir com nosso comportamento para que essa cultura se instale rápidamente entre nós?
(continua na próxima postagem)