segunda-feira, 24 de agosto de 2009

ENCONTROS CRIATIVOS
Nós nos aperfeiçoamos como pessoas quando criamos encontros com as realidades que nos rodeiam. Todo encontro requer:
abertura de espírito
Vontade de colaborar
Generosidade
Iniciativa
paciência/diálogo

Instaurar encontros exige praticar virtudes.Virtude é encarnação de valores.Pela via do encontro, humaniza-se e humaniza os que estão ao seu redor.È experimentar o amor por pessoas concretas e não pela humanidade em geral.
O encontro é um abrir portas.Cada ser humano é uma casa sagrada.Para sermos chaves criteriosas, teremos que descobrir outro tipo de chave-chaves de interpretação. O mero sentimento de compaixão é insuficiente.
O encontro verdadeiro deseja promover a pessoa a níveis superiores de vida. Busca soluções mais ambiciosas do que a necessária ajuda imediata.
Paul Tilich, teólogo expressou com clareza:
Só pelo contínuo encontro com outras pessoas é que a pessoa se torna e permanece pessoa".


Daí ser o encontro centro dinâmico do processo formativo da pessoa.O encontro demanda coragem.Coragem para encontrar o outro ser humano, com seus limites, suas dores, seus problemas, suas possibilidades, sua grandeza, suas contradições.
O encontro é um ato de conhecimento (e de autoconhecimento).
Encontrar-se implica criar um modo de unidade altamente valioso. Uma análise profunda do encontro requer compreendermos as diversas formas de unidade.Se eu sento a uma mesa qualquer, e peço um lanche, utilizo a mesa, depositando nela o meu prato e o copo de água.Estou unido à mesa, mas se trata de união passageira e meramente instrumental. Assim que eu me levanto não há mais nada, não resta nada entre mim e a mesa. Nessa experiência banal não foi superada a distância entre o dentro e o fora, entre pessoa e objeto. Para mim, a mesa continuará sendo realidade distante e externa.
É preciso suscitar algo novo e valioso mediante o encontro.
O verdadeiro encontro é unitivo e criativo.

O encontro é transformador. Quando não há verdadeiro encontro, continuam valendo os esquemas dentro-fora, interior-exterior, aqui-ali, indicando uma cisão entre duas realidades.
Onde não há encontro verdadeiro não há verdadeira colaboração, enriquecimento mútuo- e a criatividade inexiste.
fonte: Pensamentos de Alfonso López Quintás,Doutor em Flosofia(Madrid)


Ontem participei aqui em Jaboticabal do III Fórum Social Regional e foi um verdadeiro Encontro Criativo. Parabenizo todos os participantes e organizadores desse evento na pessoa do Vereador Murilo Gaspardo.
E também não posso deixar de ressaltar a conferência do Frei Betto- "Magnífica"

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog