quarta-feira, 27 de maio de 2009

FÉ E SATISFAÇÃO INSTANTÂNEA
Em nossos dias , a precariedade não é uma questão de escolha,é o destino.Ter fé significa ter confiança no significado da vida e esperar que aquilo que fazemos ou desistimos de fazer terá uma importância duradoura.
A fé vem fácil quando a experiência da vida confirma que esta confiança é bem fundamentada,mas em nossos dias são difícies para a fé, afirma o sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Por causa da evidente transitoriedade e vulnerabilidade de tudo que conta na vida terrena, nosos tempos não são hospitaleiros para a confiança nem, em termos mais gerais; para objetivos e esforços de longo prazo.Flexibilidade é a ordem do dia. Ninguém pode sentir-se realmente insubstituível; mesmo a mais priviligiada posição pode se mostrar temporária e sujeita a "até novo aviso".

Na ausência da segurança de longo prazo a "satisfação instântanea parece uma estratégia sedutora razoável.O adiamento da satisfação perdeu sua facinação, pois é altamente incerta. Num mundo em que o futuro é cheio de perigos qualquer chance não aproveitada aqui e agora é uma chance perdida.
Assim a política de "precarização" leva ao desbotamento e o despedaçamento de laços, comunidades e parcerias.
Compromissos do tipo"até que a morte nos separe" se transformam em contratos "até que a satisfação diminua".
O vínculo humano não é algo a ser realizado por meio de um esforço, de sacrifício,mas, assim como todos os outros objetos de consumo, algo de que se espera satisfação imediata.Portanto, não faz muito sentido tentar salvar a relação.
Uma parte crucial de qualquer fé é o investimento de valor em alguma coisa mais durável; algo que dure e resista ao impacto corrosivo do tempo.
A fé pode ser uma questão espiritual, mas para manter-se firme é necessária uma ancoragem mundana: as amarras devem penetrar fundo na experiência da vida cotidiana e essa tem nos treinado a perceber o mundo como um contêner cheio de objetos descartáveis; o mundo inteiro inclusive outros seres humanos.


fonte: livro A sociedade individualizada/Zygmunt Bauman

Para encantar e cantar neste final de semana

http://www.youtube.com/watch?v=m_33QsBWrU4



Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog