quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

CONVERTER O CORAÇÃO

Estou relendo um livro lindo de Henri Nouwen-"TRANSFORMA O MEU PRANTO EM DOR" e transcreverei aqui alguns de seus ensinamentos.

Todos nós enfrentamos ou vamos enfrentar perdas que sempre nos tornam prisioneiros de rejeição, vergonha ou culpa.Sem falar do sofrimento que às vezes custa ir embora.
Nouwen escreve que "nossas excessivas ocupações transformam-se em maldição", pois ultracarregados de afazeres ficamos impossibilitados de enfrentar a inevitável dificuldade que temos.
Um velho sacerdote disse:
"Eu sempre me queixava das constantes interrupções ao meu trabalho, até que entendi que minhas interrupções é que eram o meu trabalho."
As coisas desagradáveis, os momentos difíceis, os reveses inesperados carregam em si maior potencial do que imaginamos.

Perdas sem Danos ?
O tempo pode ser um santo remédio para muitas situações na vida,mas não quando perdemos alguém que amamos .A saudades, poderosa dama, confronta este senhor impiedoso e lhe mostra que não é absoluto.
É como se a vida fosse desbotando,perdendo o vigor de sua aquarela e em um cinza sem graça vamos "levando". Aí, escutamos poesias ,frases, assistimos filmes que falam que a vida deve ser DESFRUTADA,e nos questionamos: O que é exatamente desfrutar da vida?
È carnaval e eu não fui em bailes, não vi o carnaval de rua, não o vi nem pela TV. Estarei eu deixando minha vida passar sem desfrutá-la? É natal, as ruas e lojas estão cheias e os supermercados lotados. Eu não fui no centro,evitei shoppings e comprei o que precisava em novembro. Estarei eu deixando minha vida passar sem desfrutá-la?
Não tenho a resposta,pois somente com o tempo, saberemos a verdade.Aí sim,ele exercerá o seu poder absoluto e impiedoso, caso haja arrependimentos.
O que sei, hoje,em minha pouca existência é que saudades é o amor que fica e que a maior liberdade do ser humano é seu encontro com Deus.Neste encontro ,há paz, há sentido, e o tempo, passa a ser um bom camarada, e a vida, ora a vida, Colorida!
Pensamentos escritos pela minha irmã Mariangelina Cascaldi Figueiredo, convidada a falar um pouquinho sobre esse assunto.

"Podar, que é o mesmo que cortar, dá nova forma, remove o que reduz a vitalidade."

"A poda não é mera punição,mas preparação.Submetendo-se à poda que Deus realiza em nossa vida não ficaremos tristes, e sim, esperançosos por aquilo que ele irá fazer em nós e através de nós."

A colheita terá suas próprias bençãos.
TUDO É GRAÇA
"Mas Jesus diz que maturidade significa crescer em disposição para ser conduzido, até a lugares que não escolheríamos com entusiasmo".
Paulo,o apóstolo, afirma:"Transformem-se pela renovação da sua mente". (Romanos 12:2)

Esses ensinamentos são muito difíceis e espero conseguir um dia aprendê-los, com muita oração com certeza. E o dia de hoje é muito adequado para começarmos a renovar nossos corações, não acham?

Oração do Século XX

Senhor, fazei de mim
um instrumento da vossa comunicação

Onde tantos enviam bombas e destruição,
Que eu leve uma palavra de união!

Onde tantos procuram ser servidos,
Que eu leve a alegria de servir!

Onde tantos fecham a mão para bater,
Que eu abra meu coração para acolher!

Onde tantos adoram a máquina,
Que eu saiba venerar o homem!

Onde tantos endeusam a técnica,
Que eu saiba humanizar a pessoa!

Onde a vida perdeu o sentido,
Que eu leve o sentido de viver!

Onde tantos me pedem peixe,
Que eu saiba ensinar a pescar!

Onde tantos me pedem pão,
Que eu saiba ensinar a plantar!

Onde tantos estão sempre distantes,
Que eu seja alguém sempre presente!

Onde tantos sofrem de solidão que faz morrer,
Que eu seja o amigo que faz viver!

Onde tantos morrem na matéria que passa,
Que eu viva no espírito que fica!

Onde tantos olham para a terra,
Que eu saiba olhar para o céu!

(Pe. Atílio Hartmann, S.J.)



Um site que frequento para rezar todos os dias é LUGAR SAGRADO

http://sacredspace.ie/pt

vale a pena conferir





















































Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog