terça-feira, 8 de março de 2011

O que será do amanhã?

Um gosto de amora
comida com sol.
A vida chama-se “Agora”.
Guilherme de Almeida

Aquela voz tirou-me de meus pensamentos e do planejamento que estava a fazer sobre os próximos dias, chegando a assustar- me por um momento.
“Oi! moça bonita, deixa eu ler a tua mão?” Olhei e vi uma mulher aproximando-se. Era morena, tinha cabelos pretos amarrados com um lenço vermelho, e um vestido longo todo colorido. Uma cigana!
Novamente , pediu-me para ver a palma de minha mão e eu, mais do que depressa, respondi com uma negativa e fui distanciando-me. Agora meus pensamentos eram outros, mudaram totalmente de direção.
O futuro, os dias que estavam por vir, perderam a força de sedução que tinham uns minutos antes em minha mente.
Olhei para a palma de minhas mãos procurando encontrar alguma pista, algum sinal do que me aconteceria. Comecei então a sorrir, do absurdo que estava pensando e temendo. Lembrei-me de que, quando criança , tinha muito medo de ciganos, pois diziam-nos que podíamos ser por eles raptados. Agora, passadas algumas horas, posso refletir sobre essa experiência e perguntar-me se gostaria mesmo de saber sobre o futuro. Não tenho dúvida: NÃO. Não apreciaria saber que logo ali na próxima esquina haveria um acontecimento muito bom esperando-me para ser vivido, pois perderia toda riqueza da novidade, da surpresa, do espanto.
Também, não gostaria de saber sobre um acontecimento negativo, pois perderia imediatamente a tranquilidade do momento presente e já começaria a viver a angústia do que poderia estar a algumas léguas de distância.
“O futuro a Deus pertence”, diziam os antigos, é assim que acredito, e é assim que quero viver. Um dia de cada vez, um passo depois do outro.
Que graça teria assistir a um jogo sabendo o resultado final?
Que valor teria se soubéssemos que nossas decisões não contam, que nossas escolhas não interferem em nada, pois tudo estaria traçado sem a nossa participação?
Como manter ardendo a chama da paixão pela vida, o arrebatamento e a rebelião necessários para as mudanças?
O que adiantaria lutar pelos nossos sonhos e ideais se tudo já estivesse predestinado?
Não, não seria possível a vida nestas condições. Só o mistério e a imprevisibilidade é que fazem a vida ter essa tessitura tão delicada e , portanto , tão preciosa a todos nós.
Da arte da adivinhação fico com a mágica que nos incita a curiosidade e o espanto, e distrai-nos por alguns momentos.

Eliete Cascaldi Sobreiro

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog