
“ De pensar morreu um burro.”
“ Quem pensa muito não faz....”
S E R Á ????????
O pensar constrói o pensamento. Confere ao homem "asas" para mover-se no mundo e "raízes" para aprofundar-se na realidade.
Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar o ser pensante, avaliador da realidade.
Segundo Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento, a essência do homem é pensar. O pensamento faz a grandeza ou a pequenez do homem.
" Só sei que nada sei.” ( Sócrates – filósofo grego )
A ignorância – ou, se preferirem, a consciência de nossa própria ignorância – não nos é dada gratuitamente; a ignorância tem um preço.
Nossa tendência é crer que as coisas de fato sejam como elas de início nos parecem ser. É preciso esforço para colocar em questão as aparências. É o exercício da dúvida que nos permite alcançar a ignorância. O valor da ignorância é extraordinário. Defrontar a autêntica ignorância é o único terreno sobre o qual o autêntico conhecimento poder ser erigido. Ter constantemente presente a necessidade desse trabalho e lembrar aos demais disso com uma persistência que beire a provocação – como o fazia o próprio Sócrates – pode ser uma boa maneira de se começar a filosofar.
Filosofar é pensar. Não um pensar qualquer.
Filosofar é pensar dia a dia no dia-a-dia.
Pensar é desfiar o fio da meada. Penso, logo desconfio. Pensar a prece, a pressa, o peso, o passo, a pizza, o poço, o prato, a prata, o porquê do epitáfio¹, as razões do rififi².
Sem filosofia...
Nem pensar!
Pensar é uma questão de atitude!
O pensar prepara nossa liberdade e nossa autonomia.
tanto quanto nos faz reconhecer as responsabilidades
que nos cabem.
Liberdade e autonomia, convenhamos, não são comportamentos muito bem vindos porque ameaçam o poder. Responsabilidade pode criar encargos e compromissos e, por isso, muitas vezes, é temida.
O pensar põe em perigo. E, em grande parte, por isso mesmo, ele é estrategicamente convertido em objeto de escárnio. Ensinar a pensar. É esse o único projeto que poderia nos tirar do atoleiro de pobreza, de violência e de impotência em que vivemos.
"Para saber que nós sabemos o que nós sabemos, e para saber que nós não sabemos o que nós não sabemos, isso é o conhecimento verdadeiro." - Nicolau Copérnico
Pense tudo isso!!!!.....1- Sobre epitáfio vide: http://pt.wikiquote.org/wiki/Epit%C3%A1fio
2- “Rififi” era uma gíria dos anos 1950, na França, para confusão envolvendo luta corporal
www.cinereporter.com.br/dvd/rififi/
www.bitlogger.blogspot.com/2008/01/o-momento-antes-do-roubo-perfeito.html Outras fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento
Revista Espaço Acadêmico nº 50 – julho/2005 –“ O Valor da ignorância “ – Julio César Burdzinski, professor do Depto. de Filosofia e Psicologia Unijuí-RS
Gabriel Perissé – doutor em Filosofia da Educação e escritor – website: www.perisse.com.br
Folha de São Paulo de 25/outubro/2007 – “Ensinar a pensar”
Agora a peteca está comigo e eu aproveito para convidá-los :
PENSE COM CARINHO:
Como anda escrevendo sua vida?
Tem repetido os mesmos erros , ou aprende com eles?
Tem conseguido pontuar adequadamente os parágrafos da vida ou tem atropelado com impulsividade , auto-engano ou mesmo preguiça mental?
Leia com muita atenção este pensamento:
"NÃO QUERO OLHAR PARA TRÁS, LÁ NA FRENTE, E DESCOBRIR QUILÓMETROS DE TERRENO BALDIO QUE EU NÃO SOUBE CULTIVAR".
escrito por Ana Jácomo (http://anajacomo.blogspot.com/)
Conheça esse blog-vale a pena