segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Você sabe reconhecer a verdade quando ocorre?














Você é capaz de honrar sua palavra, por mais banal que tenha sido a sua promessa?
Você sabe falar a verdade acerca de si mesmo?
Quantos de nós baseamos a nossa auto-imagem em mentiras contadas por nós mesmos? Se aceitamos as mentiras como verdades, as atitudes negativas crescerão como um fungo no nosso coração.
Reconhecer a verdade em si mesmo pode ajudar a evitar pensamentos e comportamentos autodestrutivos. Para praticar corretamente o princípio ético da veracidade precisamos aprender a reconhecer a verdade acerca de nós mesmos.
O que estou fazendo? O que estou dizendo?
Estou porventura dizendo o que realmente sinto? Vivo o que digo?





PROCURE DESCOBRIR
QUEM VOCÊ REALMENTE É.





MENTIR: é uma habilidade que brota quase que espontaneamente e muitas vezes usamos sem cerimônia . Por que mentimos com tanta facilidade? A resposta mais comum é “porque funciona”. Embora arriscado manter o tempo todo (lembre-se do destino do menino que gritou “lobo”) o ser humano continua a utilizar desse artifício com muita freqüência.
AUTO –ENGANO: enganando a nós mesmos
Ironicamente a principal razão de sermos tão bons para mentir aos outros é que somos bons para mentir a nós mesmos.Embora estejamos sempre prontos para acusar os outros de nos enganar, somos incrívelmente distraídos com nossa própria mentira. O estranho fenômeno do auto- engano é objeto de perplexidade. A idéia de que uma pessoa possa iludir a si mesmo parece tão sem sentido quanto trapacear no jogo de paciência. A vantagem do auto-engano é que nos ajuda a mentir aos outros de maneira mais convincente.

Ocultar a verdade de nós mesmos a oculta dos outros.
Mentirosos que se sentem desconfortáveis e tensos não mente bem. Como pinóquio, eles se traem por comportamentos involuntários, não –verbais. Freud comentou certa vez:”Nenhum mortal consegue guardar segredo. Ainda que seus lábios estejam silentes, as pontas de seus dedos falam:todos os seus poros o traem”.
A seleção natural parece ter liquidado o problema do pinóquio ao nos favorecer com a habilidade de mentir para nós mesmos. Enganar a nós mesmos permite-nos manipular egoísticamente os que nos cercam e permanecer convicentemente inocentes perante os próprios olhos.
PONTO CEGO DE CADA UM: Onde não se enxerga o essencial
Um moralista que reprova nos outros o que está reservado para si mesmo como um gozo secreto.
Todo ponto cego tem sua extensão: há o ponto surdo.O cotidiano das relações humanas demonstra-nos que é possível olhar sem ver e ouvir sem escutar. È a vivência da alienação psíquica.È próprio do ser humano resistir em encontrar significação no que lhe é transmitido por outrem.
O conhecimento dos pontos cegos vem com a análise verdadeira de seu Eu.

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog