domingo, 27 de setembro de 2009

SENSO DE MEDIDA:

Uma das palavras mais bonitas do hebraico antigo é a palavra “lição”, ou “ensinamento”.Esta palavra-shur- quer dizer”medida”.Há uma medida exata que ensina.
Essa medida sabe fazer uso perfeito do conhecimento já sabido e de um grau exato daquilo que é novo. O bom mestre é um artista que deve saber combinar conhecido e desconhecido e na medida que é a própria lição.Entender que o desenvolvimento está na própria medida nos faz entender muitas coisas neste vida.

As coisas só são boa em dada medida.Nada do que seja vital o é em carência ou exagero.A sensação de que fazemos mais(muitas coisas ao mesmo tempo), ao realizar várias tarefas ao mesmo tempo é uma ilusão;assim como o sistema elétrico se sobrecarrega quando ligamos vários aparelhos ao mesmo tempo.
Um antigo ensinamento do deserto diz que, quando a carga ameaça tombar do lombo de um camelo, basta uma pessoa para endireitá-la.Uma vez que tombe, serão necessárias 4 ou 5 pessoas. O “tombamento” reflete uma saturação que modifica as escalas de impacto e consequências.

Saber o tamanho das coisas e conhecer a natureza das medidas é uma inteligência fundamental.
Devemos aprender que saúde e equilíbrio significam medidas. O que é demais é sempre mais custoso e destrutivo.
”Quanto mais apego, mais perda; quanto mais respostas, mais dúvidas; quanto mais poder , mais preocupação”.
Livro:Fronteiras da Inteligência/ Nilton Bonder

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog