quarta-feira, 18 de março de 2009

RESILIÊNCIA
"O desenvolvimento é um processo multidirecional e multidimensional-caracterizado pela ocorrência conjunta de aumento(ganhos), diminuição (perdas) e manutenção(estabilidade) da capacidade adaptativa" .
Um conceito central para entendermos o curso da vida é o de plasticidade,seu alcance e limites. Esse conceito fornece uma indicação do potencial de mudança do indivíduo e de sua flexibilidade e resistência para lidar com desafios e exigências.

O grau de plasticidade é contingente à capacidade de reserva do indivíduo:recursos internos e os externos disponíveis num dado momento.
A resiliência como uma forma de plasticidade:
Garmezi(1991) definiu resiliência como a capacidade de recuperação e manutenção do comportamento adaptativo, quando ameaçado por um evento estressante.
A resiliência do indivíduo muda nas transações com circunstâncias e desafios específicos. Consequentemente, a resiliência demonstrada numa dada situação não necessáriamente mantém-se no tempo,nem se genraliza para outras circunstâncias e outros desafios.
Hoje o conceito de resiliência passou de uma fase de "qualidades pessoais",até ao conceito mais atual de compreendê-la como um atributo da personalidade desenvolvido no contexto psico-socio-cultural em que as pessoas estão inseridas.
Fatores de Resiliência:
administração das emoções(habilidade de se manter calmo sob pressão).
Controle dos impulsos(habilidadede não agir impulsivamente e a capacidade de mediar os impulsos e as emoções).
otimismo(habilidade de ter a firme convicção de que as situações irão mudar quando envolvidas em adversidades e manter a esperança de um futuro melhor).
Análise do ambiente(habilidade de identificar precisamente as causas dos problemas e adversidades).
Empatia( habilidade de ler os estados emocionais e psicológicos de outras pessoas).
Auto-eficácia(convicção de ser eficaz nas ações).
Estes fatores foram selecionados por serem concretos e de possível mensuração, podem ser ensinados e melhorados em programas educativos específicos.
Fonte:Psicologia do Envelhecimento?Anita Liberalesso Neri(org)






bom final de semana...
O SOM É A VIBRAÇÃO DA VIDA
A música e o canto são importantes formas de expressão do ser humano.A música tem som,rítmo,harmonia e melodia.Esses elementos formam parte do ser humano.
O som é a vibração da vida.
O rítmo tem a ver com a ação.
A harmonia com a carga emocional
A melodia com a carga afetiva

Assim como há músicas que carecem de rítmo, há outras com hiperatividade rítmica.Cada uma delas tem uma repercussão no ser, seja cultural ou emocionalmente.
A percussão não se intelectualiza,mas se sente; é preciso se mover.
Os rítmos das tumbas e tambores não permitem a introspecção,mas convidam a pélvis, a movimentos eróticos.As canções infantis têm como objetivo destacar a melodia.No rock é diferente, há uma ausência melódica, um trabalho mais rítmico e harmônico, de um lado intelectual e do outro ativo.È mais esquizóide,mais dividido.
Nossas identificações musicais nos dizem um pouco de nós mesmos. A música representa aquilo que psicológica e emotivamente nos produz empatia e nos orienta para certos conteúdos, tanto afetivos quanto racionais.Podemos classificar a música em três categorias:
a que evoca
a que provoca
a que explode.
Algumas músicas nos convidam ao desenfreio, a catarse, à mobilização, a sairmos de nós mesmos.Outras músicas estão repletas de conteúdos emocionais, ativam memórias afetivas e provocam o surgimento de emoções internas.Também temos a música mais pura, que evoca estados superiores.
A música que provoca e a que explode têm muito a ver com os estados internos relacionados à paixão, ao ódio.


A grandeza da dança é que ela convida à entrega.Os rítmos levam a superar a rigidez, a expandir-se completamente e, nessa explosão, pode-se dançar horas e horas e entrar em estados alterados de consciência, em que não existem fronteiras para o tempo, em que não se tem medida. A dança própriamente tem muitos conteúdos psicológicos. Dançar , aparentemente tão fácil, é muito difícil pois é preciso ser espontâneo, e a espontaneidade não se limita a rítmos pré -estabelecidos.
Na dança pode-se trabalhar com o contato, a confiança, a capacidade de deixar-se levar e de se guiar, pode-se trabalhar com a ternura.
A música é um apoio tanto para a patologia como para o bem-estar.
A música nos ajuda, nos apoia e nos facilita ser tolerantes.
Cada emoção tem um som, um rítmo , uma melodia e uma harmonia específica, afirma o autor dessas idéias Guillermo Borja.
fonte: A loucura cura/Guillermo Borja
Um belo programa que só tem músicas lindas no meu ponto de vista é "Sr.Brasil" na TV Globo às segundas-feiras.




Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog