quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

CON-VERSO UM PAPO REGADO A POESIA (V)
O ARCO SAGRADO
"Sua aventura não será completa se você não retornar."
Joseph Campbell

O homem é um ser complexo e fabuloso que não se esgota e que possui capacidade para transformar e criar conscientemente a própria vida, cooperando com o mundo à sua volta.
Seu crescimento não é linear, reto e direto e sim em movimento de circunvolução que busca realizar plenamente potencialidades inatas.
O objetivo maior é encontrar a autênticidade, completar-se, tornar-se inteiro, como bem disse o psicanalista Carl Gustav Jung.
..."Trago dentro do meu coração,
como num cofre que se não pode fechar de cheio,
todos os lugares onde estive,
todos os portos a que cheguei,
todas as paisagens que vi através de janelas e vigias,
ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que quero"...
Fernando Pessoa
Dentro de cada um de nós há um "cofre" com todas as potencialidades e com todas as lembranças do que vivemos.
Cheio de emoções, instantes inesquecíveis, potencialidades não desenvolvidas, sonhos...
Podemos nos referir a esse cofre, como o depositário inconsciente de Freud, ou como os alquimistas o chamavam"fonte mercurial".
O inconsciente é uma instância psíquica com vários níveis.Há aquela onde guardamos tudo o que vivemos, desde o momento em que fomos gerados, o que foi reprimido ou não cultivado: é a nossa memória esquecida.Quando não reconhecido tende a ser projetado nos outros e no mundo, através da Sombra.
Esse é o nosso inconsciente pessoal.
Mas somos muito mais, temos uma pré história, que é a a história dos nossos pais, da nossa família:nossas heranças de sombra e de luz, pois fazemos parte de uma cadeia transgeracional-o inconsciente familiar.
Carregamos ainda a humanidade dentro de nós, o substrato psíquico denominado por Jung, de inconsciente coletivo:lugar dos grandes arquétipos, das experiências de vida dos nossos ancestrais, o grande arquivo das experiências da humanidade.
Esse cofre, essa instância psíquica é infindável, e, devemos entendê-lo como um lugar sagrado. o lugar onde você pode encontrar-se sempre se assim o desejar.

Em algumas culturas americanas, quando a pessoa consegue ser ela mesma, dizem que ela está em seu Arco Sagrado.

"Arco Sagrado" é sinônimo de autenticidade, ou de estar ligado à própria espiritualidade"
Esse é um espaço que não tem como função ganhar a vida, status ou uma reputação.
É um lugar onde você experimenta alegria, onde dá plena expansão aos dons e talentos, onde você se liberta, onde consegue ser mais você- o eu sujeito.
Mas nossa forma de vida atual tem nos levado para cada vez mais longe deste arco, pois há uma falsa sabedoria, um excesso de confiança nas luzes do ego.
Somos estimulados a renunciar ao conhecimento profundo do nosso ser, sendo muitas vezes visto como "perda de tempo", pois atualmente nossos modelos não são espirituais, mas tecnológicos.
O ativismo descontrolado, mais parece um grande baile de máscaras onde há sempre uma voz comandando o espetáculo.:
-Senhoras e senhores coloquem seus sapatinhos vermelhos e dancem, rodopiem, entreguem-se ao som alucinante. Não parem, não pensem,sintam sómente o movimento.

Dançarinos que temem parar e se verem frente ao vazio; como os reis que necessitavam do bôbo da corte para mantê-los afastados da solidão.
Nossa cultura não tem mais os bôbos da corte , mas tem as drogas e muitos outros meios destinados a nos manter afastados de nós mesmos e dos outros.
Os encontros sociais geralmente com sua música ambiente alta, não possibilitam conversas mais íntimas, proporcionando assim um convívio cada vez mais superficial ou até inexistente.

"Vivemos todos longíquos e anônimos, disfarçados, sofremos desconhecidos.
A uns, porém, esta distância entre um ser e ele mesmo nunca se revela, para outros é de vez em quando iluminada, de horror ou de mágoa, por um relâmpago sem limites,
mas para outros ainda é essa a dolorosa constância e quotidianidade da vida"
Fernando Pessoa


Obs: Estou tambem escrevendo na revista RANKING SOCIAL(edição 13/fevereiro) .
Coluna "UMAS PALAVRAS".
CON-VERSO UM PAPO REGADO A POESIA (IV)


"Os espelhos são usados para ver o rosto, a arte para ver a alma".

George Bernard Shaw
CON-VERSO,traz de forma clara o meu desejo: ser um papo regado a poesia. Procuro buscar as "palavras aladas dos pássaros" para me comunicar.
Só os poetas tem o poder de atingir o nosso coração, de ir além da lógica e da razão. Exclama o velho alquimista:"Ars totum requirit hominem", "a arte requer o homem todo".
A poesia toca a nossa alma, nos conduz à verdade de uma forma leve, sublime e total, pois a arte é tudo aquilo que embeleza o nosso caminho.
A Arte é aquela que,"mora na mesma rua que a Vida, porém num lugar diferente".(Fernando Pessoa)
Os poemas são pássaros que chegam
Não se sabe de onde e pousam
No livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alcançam voo.
Como de um alçapão
Eles não têm pouso
Nem porto.
Alimentam-se um instante em cada par de mãos
E partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
No maravilhado espanto de saberes
Que o alimento já estava em ti.

Mário Quintana

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog