domingo, 28 de dezembro de 2008

INFÂNCIA











O Brasil possui a maior população infantil de até 6 anos das Américas.

Crianças na primeira infância representam 11% de toda população brasileira.

Do total das crianças em situação de pobreza, 66% são negras, o que representa 7,5 milhões de crianças de até 6 anos vivendo em famílias com menos de 1/2 salário mínimo per capta.

O Brasil melhorou 27 pontos no ranking de taxas de mortalidade de menores de 5 anos, segundo relatório:Situação Mundial da Infância 2008.
Fonte:httpp://unicef.orgbrazil/pt/cadernobrasil2008.pdf



Ontem um menino que brincava me falou,
Hoje é a semente do amanhã .
Para não ter medo que este tempo vai passar
não se desespere, nem pare de sonhar.
Nunca se entregue,nasça sempre com as manhãs
deixe a luz do sol brilhar no seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais.
Vamos lá fazer o que será.

Nunca pare de sonhar /Gonzaguinha


A primeira foto desta postagem é de Lucas Terra Soares de São Paulo, primeiro lugar no Concurso de Fotografia "Fome de Afeto "realizado no Rio de Janeiro em 27 de outubro de 2008.

fonte: http://www.observatoriodainfancia.com.br/

PRIMÓRDIOS

" Encontrar uma boa figura parental nos primórdios é a base da saúde psíquica".Harry Guntrip,1975


"O essencial nos primeiros anos de vida para aquisição de um desenvolvimento normal,é a mãe ser capaz de oferecer um holding seguro. Para Winnicott o holding nunca foi apenas o ato físico de segurar,já que para ele "a mãe sustenta a criança algumas vezes físicamente e todo o tempo figurativamente". Portanto,o holding sempre inclui a comunicação silenciosa entre uma mãe e seu bebê, que é segundo ele a raiz de todas as outras comunicações entre os seres humanos". Julio de Mello Filho


O colo, o chão, o olhar, as palavras, o rítmo e o tato consolam.



A função do pai, segundo Winnicott ,é,nas fases iniciais, proteger e auxiliar a mãe a ministrar os cuidados básicos e, depois, junto com ela"apresentar o mundo à criança em pequenas doses".
O pai deve representar também o "ambiente indestrutível" que protege a mãe, o todo familiar e tambem a criança, de sua própria destrutividade.
Julio de Mello Filho




"Poder ficar só é um objetivo para qualquer ser humano pois, afinal de contas, a grande companhia que carregamos vida a fora é a nossa própria pessoa.Somos, definitivamente, companheiros de nós mesmos na jornada da vida e tristes daqueles que não conseguem se realizar consigo próprios nesta trajetória". Julio de Mello Filho.


A capacidade de ficar só depende da existência de figuras boas na realidade psíquica do indivíduo.


Solidão é diferente de solitude.

"A maior solidão é do ser que não ama.
A maior solidão é a do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha,que se recusa a participar da vida humana.
A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo, o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro. O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se.
O ser casto de mulher, do amigo, do povo, do mundo.
Esse queima como lâmpada triste, cujo reflexo entristece tambem tudo em torno.
Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes da emoção, as quais são patrimônio de todos, e, encerrados em seu duro privilégio, semeia pedras do alto da sua fria e desolada torre".
Vinícius de Moraes

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog