sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

AVENTURA DA MATURIDADE
Podemos dizer:"Eu atingi a maturidade!", ou tal pessoa é madura?
O dicionário Aurélio define maturidade como "estado ou condição de maduro,de plenamente desenvolvido" . Sugere algo acabado, pronto.No entanto , precisamos tomar muito cuidado pois a melhor definição para maturidade é quase um paradoxo:perfeição em evolução, isto é, podemos apresentar maturidade para uma determinada fase da vida.
Para Regina Favre, filósofa e psicoterapeuta,"Maduro é aquele que, dentro de cada fase, teve o máximo de experiência e de competência para lidar consigo e com o mundo em cada etapa".
Podemos pensar a maturidade como um conceito que diz respeito não à pessoa e sim às suas atitudes.Por exemplo, alguém pode agir com maturidade no trabalho e ter reações muito imaturas na vida conjugal.
A filósofa Lucia Benfatti, da Associação Palas Athena,disse à reportagem da Revista Vida Simples que ninguem amadurece de repente."O processo de maturidade costuma ser gradual-e contínuo.Você amadurece fazendo escolhas,mas é decidindo que se aprende a decidir".

Algumas definições sobre maturidade:
"A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha no jogo quando era criança."Friedrich Nietzsche

"Na juventude, aprendemos; na maturidade, compreendemos".Marie Eschenbach

"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos."Luís de Camões
vamos brincar?
responda no comentário
Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? Confúcio

Observação: Algumas pessoas me mandaram e-mail dizendo que não estão conseguindo fazer o comentário.
Como proceder: no final desta página está escrito comentário e tem um desenho que é um envelope. Clique duas vezes e ele abrirá e terá os comentários já escritos e um campo em branco para o seu.(Postar comentário)
Depois de escrever seu comentário, vá para Comentar como: e digite Anônimo, e em seguida clique em publicar.
Não sei porque aparece que não foi possível publicar seu comentário, não desista clique novamente publicar, e se for o caso novamente.Em seguida você lerá que o comentário foi enviado para verificação, Aí então eu verifico e publico. Não desistam tá?

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog