domingo, 5 de abril de 2009

É tempo de recolhimento,
de oração,
de escuta da Palavra
DOMINGO DE RAMOS
A ÚLTIMA VIAGEM

O significado eterno desse dia é o encontro entre humildade e soberania, entre o poder e o amor, entre a glória e a liberdade. Ao entrar em Jerusalém, Jesus sabe porém que a exultação por parte da multidão O introduz no coração do "mysterium" da salvação. Está consciente de que vai ao encontro da morte e não receberá uma coroa régia, mas uma coroa de espinho.
Lembro-me de ter assistido um documentário sobre a vida de Dom Helder Câmara, e marcou-me profundamente suas palavras ao repórter quando entrevistado sobre seus sentimentos frente a multidão que o aplaudia .Dom Helder respondeu-lhe que sempre falava baixinho:"Meus Deus esses aplausos são para você , eu sou apenas o teu jumentinho".
Precisamos aprender diáriamente sobre humildade e sobre colocar nossos dons à serviço do Outro.



SEGUNDA-FEIRA SANTA: VIA-SACRA OU VIA CRUCIS
CAMINHO DA CRUZ

Esta tradição tem origem franciscana e reproduz a "Via Dolorosa", ou seja, o percurso feito por Jesus desde o tribunal de Pilatos até o Calvário, em Jerusalém. Já nos tempos passados, e às vezes, tambem hoje, é introduzida uma décima quinta cena: a Ressurreição, sem a qual a paixão fica privada do seu sentido final. (fonte:programação da paróquia São Judas Tadeu/Jaboticabal)

O caminho da cruz de Cristo imita o amor de Cristo. Um amor sacrifical que coloca o próximo como alvo do nosso perdão e cuidado. Não prioriza o nosso eu, mas o amor aos nossos semelhantes. É inexplicável o que o Senhor Jesus fez por nós na cruz, mas foi amor. Não é possível ser seguidor de Jesus sem imitar o seu amor. Retire a cruz da história de Cristo e nós não teríamos razão para estar aqui. Retire a cruz da história de Cristo e seríamos dignos de pena. Felizes somos nós porque a cruz está lá, e o amor de Cristo por nós foi derramado nela.Fonte: http://www.sermao.com.br/

V-ESTAÇÃO:JESUS É AJUDADO POR SIMÃO, O CIRINEU
Um momento inesquecível

Seremos como a multidão que vaiava ou seremos como Simão que colou a cruz nos ombros e andou ao lado de Jesus?
Pergunto-me se no meu caminho já fui Simão para algum irmão, se ajudei alguém a carregar a sua cruz.

VI -ESTAÇÃO:VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS

"Verônica" - "Verdadeira imagem" da árvore que dá bons frutos, mesmo rodeada de um ambiente hostil, espinhoso vai ao encontro de Jesus.

IV- ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA A SUA MÃE

Obrigado Jesus, porque nada quiseste para Ti! Até a Tua própria Mãe nos entregaste, para que Ela todos os dias nos repita com ternura: «Fazei tudo o que Ele vos disser.Ámen

Para pensar e rezar esta semana.Estas semanas anteriores à Sexta-feira Santa podem revelar-nos uma profundidade especial à medida que envelhecemos: de certa forma, lamentamos que Jesus não tenha vivido mais anos, até à sua velhice, já que morreu aos trinta e três anos, no auge das sua capacidades. Não sabemos, pelos Evangelhos, como poderia ter enfrentado a doença, os acidentes, a perda de amigos, o fracasso no seu trabalho, a menor agilidade da sua mente, os lapsos de memória, as dores nas extremidades, o sentir que a sua vida já tinha passado. Todas estas coisas aconteceram de repente, em vinte e quatro horas, desde a noite de Quinta até à tarde de Sexta. Para nós, passam lentamente, com mais tempo para aceitá-las bem ou mal. São, mais do que uma tragédia individual, a nossa participação no destino de Jesus.
fonte:htpp://www.sacredspace.ie/pt/


QUINTA-FEIRA SANTA
A ÚLTIMA CEIA

A liturgia da Quinta-feira Santa é um convite a aprofundar concretamente no misterio da Paixão de Cristo, já que quem deseja seguí-lo deve sentar-se à sua mesa e, com o máximo recolhimento, ser espectador de tudo o que aconteceu na noite em que iam entregá-lo.
Uma mistura de óleo e bálsamo, significa plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo".
fontes: http://www.acidigital.com/ ; http://www.portalcatolico.org.com/

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog