terça-feira, 3 de março de 2009

POESIA
È fácil gostar de poesia, preste atenção é pura magia...
È uma ciranda de palavras, é lúdica.
A poesia concreta é uma obra de arte

"...é que quando eu cheguei por aqui eu nada entendia,dura poesia concreta de tuas esquinas...da feia fumaça que sobe apagando as estrelas eu vejo surgir os seus poetas de campos e espaços...porque és o avesso do avesso do avesso... e novos baianos te podem curtir numa boa". Caetano Veloso

A Poesia Concreta nasceu nos anos 50 com o Grupo Noigandres formado por Décio Pignatari e os irmãos Campos, Augusto e Haroldo. Foi lançada oficialmente em 1956 na Exposição Nacional de Arte Concreta. Alguns poetas aderiram ao movimento, como José Lino Grünewald, Ronaldo Azeredo e Ferreira Gullar, este último abandonandonou a Poesia Concreta e foi um dos fundadores do Neoconcreto. A Poesia Concreta influenciou artistas como Lenora de Barros, Caetano Veloso em fase Tropicália, Arnaldo Antunes entre outros artistas.

Haroldo de Campos
Haroldo de Campos
fonte:htpp://arvoredospoemas.blogspot.com/2007/09/poesia-concreta.html
Arnaldo Antunes



Augusto de Campos

Augusto de Campos (Greve-1962)



POESIA-CONCRETA: TENSÃO DE PALAVRAS-COISAS NO ESPAÇO-TEMPO.
O poeta concreto vê a palavra em si mesma - campo magnético de possibilidades - como um objeto dinâmico, uma célula viva, um organismo completo, com propriedades psicofisicoquímicas tacto antenas circulação coraação: viva.
- longe de procurar evadir-se da realidade ou iludí-la, pretende a poesia concreta, contra a introspecção autodebilitante e contra o realismo simplista e simplório, situar-se de frente para as coisas, aberta, em posição de realismo absoluto.
fonte:http.//www.2.uol.com.br/augustodecampos/poesiasconc.htm
(vale a pena conhecer este site)

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog