quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

CON-VERSO / Um papo regado a poesia (VI)
O TREM BALA
No final do século XIX, a vida podia ser comparada a uma viagem de carruagem.Não havia muito conforto,o corpo vivia num turbilhão sacolejante,mas dava para ver a paisagem, que passava devagar pela janela.
Hoje no século XXI, a vida pode ser comparada a uma viagem de trem-bala:.
Há muito mais conforto,mas devido a velocidade é impossível perceber a paisagem; o mundo lá fora mais parece um caos de formas e cores, provocando vertigens, atordoamento e medo.
Hoje corremos como o coelho da história da "Alice no pais das Maravilhas,ou, se preferirmos lançar mão de indicadores mais modernos, corremos nos trilhos do trem-bala, sem acostamentos ou àrea de descanso.
O importante é encurtar caminhos e distâncias e chegar o mais depressa às nossas metas e objetivos.
A sabedoria de Fernando Pessoa quando disse "Sábio é quem monotiza a existência, pois cada pequeno incidente tem o privilégio de maravilha", não conseguimos mais entender.
Steven Covey nos lembra que a falta de confiança nos deixa "medrosamente com pressa de viver, com pressa de amar, com pressa de aprender e com pressa de deixar uma herança simbólica".
Gradativamente vamos perdendo o conceito de descanso como fonte de vida; não sabendo mais tomar um tempo para nós, não conseguindo mais sentir o sabor da vida vamos nos desvitalizando. A pausa, o intervalo nos incomoda, nos inquieta cada vez mais, levando-nos a irritação ou ao tédio.Estamos constantemente querendo ganhar tempo, atingir a maior velocidade possível com o melhor desempenho .
Angeles Arrien em O Caminho Quádruplo diz:"Se lembrássemos de tomar como modelo o nosso coração, que não se cansa, porque tem uma fase de descanso embutida em cada batida.Nosso coração físico trabalha com folga.E se falamos de coração no sentido mais amplo, bem no meio dele encontra-se implícito o conceito de descanso, como propiciador de vida.Se nunca perdêssemos de vista esse lugar central que o repouso ocupa em nossas vidas, nós nos manteríamos jovens.Visto sob essa luz, o repouso não é um privilégio, mas uma virtude".
O Tao tambem nos lembra que a "passividade é a raiz da ação-de onde vem a energia.Ser muito ativo esgota".
A vida são deveres que nós trazemos para fazer em casa.
Quando se vê já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, passaram-se cinquenta anos!
Agora é tarde demais
Para ser reprovado...
Se me fosse dado, um dia, uma oportunidade,
Eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente
E iria jogando, pelo caminho
A casca dourada
Inútil das horas...
Dessa forma eu digo, não deixe
de fazer algo que gosta devido
a falta de tempo,
A única falta de tempo que terá,
Será desse tempo que infelizmente não voltará mais.
Mário Quintana


Será que precisamos, mesmo,trabalhar tanto assim?

“O mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência
Será que é o tempo que lhe falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder?”

Lenine / Paciência

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog