
Há uma definição da sabedoria popular muito interessante : "Humor é quando, apesar de tudo, a gente acha graça".São Tomás de Aquino dizia que o humor é" o repouso da alma".
Sigmund Freud, o pai da psicanálise, em seu Os Chistes e a sua relação com o Inconsciente , afirmou que o humor é um instrumento que permite equilibrar as emoções e elaborar as frustrações; é o maior mecanismo de defesa do ser humano.

Durante a visita a um hospital psiquiátrico, um dos visitantes perguntou ao diretor:

O psicólogo Rod Martin, da Universidade de Western Ontario, no Canadá, postula que o humor tem 4 variantes principais, com suas implicações nos relacionamentos pessoais e profissionais.
fonte: veja on-line
Existem dois Transtornos do Humor que podem ser incluídos como Transtornos de Personalidade; são eles a Distimia e a Ciclotimia.
Distimia: quadro depressivo crônico, incluído na CID.10 (Classificação Internacional das Doenças) nos Transtornos Persistentes do Humor. Ela se apresenta com sintomas de intensidade leve, se inicia em idade jovem e precoce e traz sofrimento e/ou prejuízos significativos para o paciente e para pessoas de seu convívio normalmente familiar e ocupacional.
Trata-se de um estado depressivo crônico, normalmente atípico e dissimulado através do mau humor, chatice, birra, implicância, desânimo, irritabilidade.
Ciclotimia: variações do humor caracterizadas por numerosos períodos de hipomania de menos de 4 dias de duração alternados com períodos de leve depressão.
fonte: http://www.psiqweb.med.br/