segunda-feira, 29 de dezembro de 2008


HUMOR
Nos últimos tempos a psicoterapia redescobriu a força curativa do humor.
Há uma definição da sabedoria popular muito interessante : "Humor é quando, apesar de tudo, a gente acha graça".São Tomás de Aquino dizia que o humor é" o repouso da alma".
Sigmund Freud, o pai da psicanálise, em seu Os Chistes e a sua relação com o Inconsciente , afirmou que o humor é um instrumento que permite equilibrar as emoções e elaborar as frustrações; é o maior mecanismo de defesa do ser humano.


Durante a visita a um hospital psiquiátrico, um dos visitantes perguntou ao diretor:
-Qual é o critério pelo qual vocês decidem quem precisa ser hospitalizado aqui?
Respondeu o diretor:-Nós enchemos uma banheira com água e oferecemos ao doente uma colher, um copo e um balde e pedimos que a esvazie.
De acordo com a forma que ele decida realizar a missão, nós decidimos se o hospitalizamos ou não.
Entendi,disse o visitante, uma pessoa normal usaria o balde, que é maior que o copo e a colher.
Não, respondeu o diretor, uma pessoa normal tiraria a tampo do ralo. O que o senhor prefere? Quarto particular ou enfermaria?

Você sabia ?
"Os Doutores da Alegria são palhaços que fazem de conta que são médicos para crianças que fazem de conta que acreditam. Desse jogo, pautado pela criatividade, forma-se a bagagem e nasce a inspiração para espetáculos teatrais, livros, cursos, encontros, viagens, blocos carnavalescos e outras bobagens…"(Doutores da Alegria)
Querendo conhecer mais esse trabalho e sobre a Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria, acesse o blog: http://blog.doutoresdaalegria.org.br/sobre

O psicólogo Rod Martin, da Universidade de Western Ontario, no Canadá, postula que o humor tem 4 variantes principais, com suas implicações nos relacionamentos pessoais e profissionais.



fonte: veja on-line

Existem dois Transtornos do Humor que podem ser incluídos como Transtornos de Personalidade; são eles a Distimia e a Ciclotimia.
Distimia: quadro depressivo crônico, incluído na CID.10 (Classificação Internacional das Doenças) nos Transtornos Persistentes do Humor. Ela se apresenta com sintomas de intensidade leve, se inicia em idade jovem e precoce e traz sofrimento e/ou prejuízos significativos para o paciente e para pessoas de seu convívio normalmente familiar e ocupacional.
T
rata-se de um estado depressivo crônico, normalmente atípico e dissimulado através do mau humor, chatice, birra, implicância, desânimo, irritabilidade.
Ciclotimia: variações do humor caracterizadas por numerosos períodos de hipomania de menos de 4 dias de duração alternados com períodos de leve depressão.

fonte: http://www.psiqweb.med.br/





Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog