sexta-feira, 21 de agosto de 2009

UM POUQUINHO DO QUE LEIO, GOSTO E APRENDO...
Do livro: "Meninas boazinhas vão para o céu, as más vão à luta" de Ute Ehrhardt,da Objetiva.
Característica da nova mulher :

A nova mulher encerra muitas contradições:
Ela se impõe, mas em geral, com a consciência pesada.Exteriormente, ela se mantém tranquila,mas interiormente reina um conflito: por um lado a nova mulher também deseja ser amada por todos, e se empenha em agradar. Por outro lado, ela sabe que desta forma se entranha na dependência.
Ela quer ser segura de si sem amedrontar os outros.
O velho ditado diz: o trabalho compensa, e deste modo as mulheres batalham e produzem muito, infelizmente muitas vezes no lugar errado.
Muitas mulheres exigem demais do seu potencial de realização e capacidade.
Esforçam-se ao máximo e alcançam muito;ao chegarem à sua meta , acreditam que seu sucesso não resulta do seu esforço e sim de fatores externos, como sorte e o acaso.Caso não consigam atingir seu objetivo, confirma-se a sua auto-avaliação latente: elas não suficientemente boas, outras certamente teriam feito melhor. Dicas da autora:
mulheres em harmonia consigo mesmas encontram um equilíbrio entre suas reivindicações e as exigências do meio em que vivem. Elas correm riscos, sabem que o risco significa poder ganhar e perder. E querem ganhar.
Elas sabem que um time de futebol que venceu o jogo por 3 a 2 também sofreu dois gols. Não se deixam abater por uma recusa ou um fracasso.
Não consideram um não uma ofensa pessoal.
Se algo falha, procuram as razões no problema, e não na sua pessoa.
Cuidado com a autocastração:
"Não posso ajudar-me": conceito de desamparo adquirido que a maioria das mulheres tem por exemplo quando fura um pneu do carro, acreditam não serem capazes de trocá-lo.
O desamparo tem consequências múltiplas.Geralmente colocam em dúvida sua capacidade em agir eficazmente;raramente perseguem até o fim os objetivos ; permanecem muito atrás de suas possibilidades.Diante de pequenas possibilidades desistem.

É preciso que saibamos que a realidade não é o fator decisivo, mas sim a avaliação subjetiva, que se baseia na convicção de que não se pode influir no desfecho positivo de uma situação. Consequência: as pessoas tornam-se incapazes de agir.
Cuidado com as "profecias auto-realizadoras": o conceito de profecia auto-realizadora diz: um acontecimentose concretiza porque existiu uma expectativa correspondente.
Ex: creio que posso ter êxito em um exame (expectativa de sucesso),estudo de modo organizado e confiante. Sinto-me relaxada e segura.A imagem interna é positiva.A probabilidade de êxito se eleva.

Convicções bloqueadoras resultam de experiências precoces de aprendizado. Elas impedem possíveis modificações. As pessoas não são freadas pela realidade, mas pelos seus modelos explicativos internos.

Acredito que essas características são dos dois sexos, portanto as sugestões cabem à todos.


































Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog