quinta-feira, 26 de março de 2009

CON-VERSO : Um papo regado a poesia (VIII)

FELICIDADE: SUBSTANTIVO FEMININO
fórmula da felicidade: misture uma porção de controle e três de aceitação.
Ditado popular
Felicidade,substantivo feminino.
1)Qualidade ou estado de feliz, estado de uma consciência plenamente satisfeita;satisfação, contentamento, bem-estar.
2)boa fortuna, sorte, bom êxito;acerto, sucesso.
(Houaiss)
Pensar a felicidade significa refletir o que é que mexe com a gente, o que nos traz bem-estar.Sentimento simples que nos dá quietude,e que surge às vezes, quando menos esperamos.
A felicidade está muito relacionada a forma como pensamos.Um simples pensamento pode de imediato acabar com ela, ou pode ajudar a confirmá-la e intensificá-la.
Comparar-se, igualar-se, menosprezar-se, são atitudes que coloboram para o nosso enfraquecimento, assim como reconhecer, estocar e tomar posse de todos os bens (qualidades) que temos nos faz ter uma experiência de enriquecimento frente aos nossos recursos.
Na Indía acredita-se que Deus pronuncia apenas a palavra "sim".Ele não diz sim para o que as pessoas pedem,mas para aquilo em que acreditam e procuram. São nossas crenças que nos governam, portanto: "desejo entendido é desejo atendido".
Ser feliz depende das escolhas que fazemos diáriamente; das decisões que tomamos e das atitudes que assumimos perante os acontecimentos e perante o mundo em que vivemos. Não é possível viver bem e ser feliz , se há tantas pessoas vivendo em condições desumanas.Como não sentir desconforto, tristeza e indignação quando paramos o carro no semáforo das grandes cidades e crianças vem vender algum tipo de mercadoria ou fazer malabarismo com bolas. Não é possível ser feliz quando presenciamos doentes nas filas de hospitais sem as minímas condições de atendimento.
Não é possível ser plenamente feliz quando quebra-se o pacto social, princípio elementar de qualquer sociedade.
Como dormir tranquilo, se diáriamente a televisão mostra pessoas dormindo nas ruas, morrendo de frio e de fome, sem famílias, ou pais desesperados porque seus filhos foram mortos por bala perdida?
Nós somos responsáveis pela nossa felicidade ou pela falta dela, e enquanto não entendermos que o Um faz parte do Todo, enquanto nos calarmos, estaremos compactuando com essa realidade tão cruel que estamos vivendo.


Martin Luther King expressou:"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem ética.O que mais me preocupa é o silêncio dos bons".
A felicidade é uma condição vital e estamos sempre tentando alcançá-la.
Madre Teresa de Calcutá afirmava:"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz".

A arte de ser feliz Cecília Meireles
(...)Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz.Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.Era época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto.
Mas todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde, e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caiam de seus dedos magros, e meu coração ficava completamente feliz.
Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.Outras vezes encontro nuvens espessas.Avisto crianças que vão para a escola,pardais que pulam o muro.Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.
Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Veja.Às vezes, um galo canta.Às vezes um avião passa.Tudo está certo , no seu lugar, cumprindo o seu destino.E eu me sinto completamente feliz.
Mas , quando falo dessas pequenas felicidades certas que estão diante de cada janela,uns dizem que essas coisas não existem,outros, que só existem diante de minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog