
"Visto que os sentimentos, por natureza, existem para serem sentidos, faz parecer-nos que acontecem naturalmente como fugir quando estamos assustados, que estamos, de certo modo, agindo inversamente à natureza.Estamos fazendo o oposto ao que os sentimentos naturalmente nos exigem.Em vez de sentir os nossos sentimentos, estamos fugindo deles-uma coisa muito antinatural".
Prestar atenção a uma emoção não é encorajá-la nem desencorajá-la, também não é reagir a ela nem reprimí-la, nem louvar nem culpar-se por senti-la.Prestar atenção a uma emoção é, simplesmente, deixá-la em paz.
... O mestre Zen japonês Shunryu Suzuki diz que a melhor maneira de controlar uma vaca ou um carneiro é soltando- os num grande pasto. Isso é que é deixar alguma coisa em paz: soltar em um espaço amplo o suficiente para expandir-se livremente. A atenção é o que libera a emoção.
Como educar suas emoções/Francis F. Seeburger
QUERIDA ELIETE QUE MENSAGEM LINDA ADOREI PRINCIPALMENTE A PARTE QUE FALA O MESTRE ZEM
ResponderExcluirSOBRE SOLTAR OS ANIMAIS EM UM ESPAÇO AMPLO
DIXANDO-O LIVRE PARA QUE POSSA EXPANDIR-SE LIVREMENTE PARABENS AMIGA BELA ESCOLHA DEIXO UM ABRAÇO COM CARINHO MARLENE
Marlene, amiga querida. obrigada por suas participações e pelo carinho que voccê me oferece. pode ter certeza que chega, viu? bjs
ExcluirEsse post foi pra mim hoje, hehe...
ResponderExcluirSerá que dar espaço e paz para uma emoção, ainda que ela não seja tão positiva, é não ficar se questionando, pensando e cobrando??? Mas deixando passar??? Então tá, hehe...
Mudando de assunto, quais livros que lesse, de romance e gostasse???
Aquele Kafka e a Boneca Viajante tens que ler!!!! Beijãoooo
Olá Eliete!
ResponderExcluirAqui se carrega as baterias vitais. Eu digo que preciso muito aprender a soltar minha "vacas e carneiros". Tenho trabalhado nisso, mas é muito difícil.
Agora mesmo, senti uma recaída.
Obrigada pela oportunidade de raciocinar de modo correto.
já estava com saudades de você, danadinha! Vou aparecer para fazer-lhe uma visitinha e aprender a fazer coisas lindas.bjs
ExcluirOlá,Eliete!
ResponderExcluirUm pensamento interessante...na verdade pensa-se justamente o contrário...não dar atenção ao sentimento para que não aumente...e lendo este trecho, não é que tem muito mais lógica?!!!
Libertar o sentimento em amplo espaço, deixando-o livre...(não se lamentando, nem se consumindo nele...rsrs), é reencontrar a paz interior!É aprender com o que o sentimento pode nos ensinar!!
Puxa querida, obrigada!!!!
Beijos pra ti!!Tudo de bom!!!
"Sentir os nossos sentimentos", prestar atenção neles, deixá-los livres, em paz... está aí a dica. Vamos tentar.
ResponderExcluirBelo post, Eliete
Bjssss
Alyne, querida, você sabe que adoro suas dicas de livros. vou ler , com certeza este. Um livro que gostei muito foi A casa das belas adormecidas de Yasunari kawabata e recentemente gostei muito do livro do Pe Fábio de Melo:Tempo de Esperas.bjs
ResponderExcluirVivian, minha querida.Tudo que você fala e escreve enche nossos corações de sabedoria.obrigada pela indicação do you tube.bjs
ResponderExcluirGostei desse título: A Casa das Belas Adormecidas!!! Vou dar uma olhada... E nossas listas vão crescendo e crescendo, meu Deus!!!! hehehehe... Bom dia e beijão Eliete!!!
ResponderExcluirQue olhar interessante esse! Silenciar e observar uma emoção, sem julga-la, sem qualifica-la...acho que é a melhor maneira.
ResponderExcluirEsse é um texto maravilhoso pro mosaico de Luz! Vai lá participar Eliete! Te espero!
beijo grande pra vc! :)
Querida não fale assim!! rsss Várias pessoas já me pediram ajuda e eu mesma fiz o link! Faz assim, escolha uma postagem bem linda do seu blog...uma das suas preferidas! Que eu faço o link pra vc! beijão! :)
Excluir