
Mas quem foi acostumado a não enfrentar problemas, tem dificuldade de se sacrificar por alguma coisa. Sacrifício, conforme definiu Jung em Símbolo da transformação na missa, é o ato de renúncia consciente, em que por opção abrimos mão de algo em nome de outra coisa mais relevante e de maior significado. Sacrifício, portanto, é o "sagrado ofício" que conduz à libertação.
...A imposição de limites, expressão de amor, de cuidado, função paterna fundamental para a estruturação do ego, são valores senex, que famílias com características puer
têm dificuldade de assimilar e, portanto, de transmitir.(puer-criança/senex-velho)
livro: Puer-Senex/Dinâmicas relacionais de Dulcinéia da Mata Ribeiro Monteiro(organizadora)
Editora Vozes
Não sei o que significa o termo "família com característica puer" (se puder, depois me explique), mas sei que atualmente na grande maioria das famílias está faltando a educação do LIMITE. "Minha liberdade termina onde começa a do outro".
ResponderExcluirAcho a arte de educar uma das coisas mais difíceis para o ser humano, principalmente para os pais. Mas não devemos ser covardes. Devemos assumir esta responsabilidade e educar nossos filhos com afinco, por mais difícil e dolorido que seja. Só assim eles poderão sair pessoas fortes e saudáveis para o mundo e para a sociedade. Amar também exige a severidade, com sabedoria.
Um beijo, querida!
Como é complicada a função de educar! o trecho salientado no texto nos dá vontade de saber mais sobre o assunto e da aplicação dos conceitos .De qualquer modo penso que toda a educação deve partir dos preceitos éticos universais do respeito e principalmente do amor.
ResponderExcluirUm abraço