domingo, 9 de agosto de 2009

Por uma cultura do Concern
A socióloga Ruth Benedict descreve a sociedade oriental-japonesa- como a Cultura da Vergonha e a sociedade ocidental como a Cultura da Culpa .
CULTURA DA VERGONHA:Funciona com base na obediência escrupulosa às regras de conduta, obediência vigiada pelos demais.A obediência estrita acarreta a aprovação e o louvor .Não existe o fenônemo da "dor de consciência", ou seja, não existiria o superego,explica Davi L.Bogomoletz.
CULTURA DA CULPA: o agente repressor é uma instância social internalizada. O indivíduo internaliza a vigilância e passa a policiar os próprios atos. Na sociedade regida pela culpa a ação será, regulada não mais pelo que dirão os "outros", mas pelo que dirá o superego, um "outro" internalizado. Nas duas formas de civilização a espontaneidade e a criatividade ficam prejudicadas.
Civilização do Concern: é marcada pela criatividade (inventividade, originalidade, espontaneidade) e pelo respeito voluntário ao outro.

Concern é um termo utilizado pelo psicanalista Winnicott para descrever uma atitude que leva o indivíduo a interessar-se espontaneamente pelo bem estar do outro.A atitude do concern consiste numa consideração prestada ao outro, que assim é percebido como "bom", "amigo", ou no mínimo como "não-inimigo", ao menos potencialmente.
Tal atitude contrasta visivílmente com o comportamento que poderíamos chamar de "estranhamento paranóide", tido como normal nos dias de hoje em nossa sociedade.Na atitude do concern,o "eu" age como se o outro lhe importasse por princípio, esteja ou não precisando de ajuda.
È uma atitude que identifica no outro uma qualidade positiva potencial, em vez de uma qualidade negativa em potencial.Há um potencial inato para a moralidade.
O diferente passa a ser tratado segundo a velha frase:
" Nada do que é humano considero , estranho a mim".
fonte:De Buber a Winnicott:Uma visão benigna da Sociedade ou Para Compreender a Nova Era David litman Bogomoletz/junho97
Vamos aderir com nosso comportamento para que essa cultura se instale rápidamente entre nós?
(continua na próxima postagem)




Um comentário:

  1. Olá Eliete
    O ser humano tem a tendência de pré julgar o próximo. O pré conceito (ou preconceito) é, a meu ver, a causa maior de adversidades.
    abraço meu

    PS: Fico grata pelo elogio, mas não me atrevo a nomear-me artista. Talvez seja mais uma arteira, rs. Vi que gostas de Manoel de Barros como eu. É um de meus poetas preferidos.

    ResponderExcluir

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog