O significado eterno desse dia é o encontro entre humildade e soberania, entre o poder e o amor, entre a glória e a liberdade. Ao entrar em Jerusalém, Jesus sabe porém que a exultação por parte da multidão O introduz no coração do "mysterium" da salvação. Está consciente de que vai ao encontro da morte e não receberá uma coroa régia, mas uma coroa de espinho.
Lembro-me de ter assistido um documentário sobre a vida de Dom Helder Câmara, e marcou-me profundamente suas palavras ao repórter quando entrevistado sobre seus sentimentos frente a multidão que o aplaudia .Dom Helder respondeu-lhe que sempre falava baixinho:"Meus Deus esses aplausos são para você , eu sou apenas o teu jumentinho".
Precisamos aprender diáriamente sobre humildade e sobre colocar nossos dons à serviço do Outro.
SEGUNDA-FEIRA SANTA: VIA-SACRA OU VIA CRUCIS
CAMINHO DA CRUZ

Esta tradição tem origem franciscana e reproduz a "Via Dolorosa", ou seja, o percurso feito por Jesus desde o tribunal de Pilatos até o Calvário, em Jerusalém. Já nos tempos passados, e às vezes, tambem hoje, é introduzida uma décima quinta cena: a Ressurreição, sem a qual a paixão fica privada do seu sentido final. (fonte:programação da paróquia São Judas Tadeu/Jaboticabal)
O caminho da cruz de Cristo imita o amor de Cristo. Um amor sacrifical que coloca o próximo como alvo do nosso perdão e cuidado. Não prioriza o nosso eu, mas o amor aos nossos semelhantes. É inexplicável o que o Senhor Jesus fez por nós na cruz, mas foi amor. Não é possível ser seguidor de Jesus sem imitar o seu amor. Retire a cruz da história de Cristo e nós não teríamos razão para estar aqui. Retire a cruz da história de Cristo e seríamos dignos de pena. Felizes somos nós porque a cruz está lá, e o amor de Cristo por nós foi derramado nela.Fonte: http://www.sermao.com.br/
V-ESTAÇÃO:JESUS É AJUDADO POR SIMÃO, O CIRINEU
Um momento inesquecível
Seremos como a multidão que vaiava ou seremos como Simão que colou a cruz nos ombros e andou ao lado de Jesus?
Pergunto-me se no meu caminho já fui Simão para algum irmão, se ajudei alguém a carregar a sua cruz.
VI -ESTAÇÃO:VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS
"Verônica" - "Verdadeira imagem" da árvore que dá bons frutos, mesmo rodeada de um ambiente hostil, espinhoso vai ao encontro de Jesus.
IV- ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA A SUA MÃE
Obrigado Jesus, porque nada quiseste para Ti! Até a Tua própria Mãe nos entregaste, para que Ela todos os dias nos repita com ternura: «Fazei tudo o que Ele vos disser.Ámen
Para pensar e rezar esta semana.Estas semanas anteriores à Sexta-feira Santa podem revelar-nos uma profundidade especial à medida que envelhecemos: de certa forma, lamentamos que Jesus não tenha vivido mais anos, até à sua velhice, já que morreu aos trinta e três anos, no auge das sua capacidades. Não sabemos, pelos Evangelhos, como poderia ter enfrentado a doença, os acidentes, a perda de amigos, o fracasso no seu trabalho, a menor agilidade da sua mente, os lapsos de memória, as dores nas extremidades, o sentir que a sua vida já tinha passado. Todas estas coisas aconteceram de repente, em vinte e quatro horas, desde a noite de Quinta até à tarde de Sexta. Para nós, passam lentamente, com mais tempo para aceitá-las bem ou mal. São, mais do que uma tragédia individual, a nossa participação no destino de Jesus.
fonte:htpp://www.sacredspace.ie/pt/
QUINTA-FEIRA SANTA
A ÚLTIMA CEIA

A liturgia da Quinta-feira Santa é um convite a aprofundar concretamente no misterio da Paixão de Cristo, já que quem deseja seguí-lo deve sentar-se à sua mesa e, com o máximo recolhimento, ser espectador de tudo o que aconteceu na noite em que iam entregá-lo.
Uma mistura de óleo e bálsamo, significa plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo".
fontes: http://www.acidigital.com/ ; http://www.portalcatolico.org.com/
Mensagem por ocasião da Semana Santa
ResponderExcluirQuerida Eliete, estamos iniciando o caminho do calvário, junto com Nosso Senhor Jesus Cristo. A cruz de Cristo é comungada por cada um de nós que decidimos ser cristãos engajados, por cada um que assumiu a verdade, o amor, a justiça.Todos os dias somos crucificados por causas dos maiores e menores problemas que nos afligem e nos chagam a vida.
Mas o grande diferencial nosso é não parar na cruz , mas lembrarmos de a cada dia ressuscitar com Cristo. Diariamente nos temos que lembrar que nosso Deus é o Senhor da vida, e Ele não parou nem se curvou diante da morte, que era sua suposta derrota, ele venceu a cruz, a morte, Ele Ressuscitou e vive ao nosso lado, caminha conosco, junto a nossa historia concreta e diária.
Deus nos ama, que nesta semana você consiga sentir o amor de Deus que preenche o vazio de nosso que as vezes sentimos. Sinta o abraço de Cristo, quando na Cruz com os braços aberto morre para nos salvar.
"O amor é mais forte que a morte"- Só o amor pode gerar um mundo novo, e nós "devemos ser a mudança que queremos ver no mundo"(Gandhi)
Por isso, ame e faze o que quiseres( Sto Agostinho), pois amando só surtirá frutos bons e sádios para o mundo novo e belo que queremos ver e ser. Uma semana santa repleta de graças e que vosso coração seja inundado pelo amor desconcertante de Deus, que de tão forte e puro se doou na cruz.
Que Deus vos abençoe e Maria vos acompanhe em todos os momentos difíceis de sua vida.
"TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA"
Bruno Luiz
Seminarista da Filosofia
"Bem aventurados os humildes de coração, porque deles é o Reino do Céu", assim disse Jesus. Será que um dia alcançaremos a grandeza da humildade daquele que, sabendo ser o maior de todos, fez-se o menor?! Não desistamos jamais. E que Ele nos ajude a cumprir esse propósito.
ResponderExcluirOlá, Eliete!
ResponderExcluirAgradeço ter relembrado o significado desta época. Hoje, comemora-se tudo, Páscoa inclusive, sem conhecer os factos e as intenções que estão na origem das datas.
Entendo esta data como a de uma profunda reflexão que permite a necessária regeneração de cada um, no correr da sua vida...
Um abraço de Portugal e votos de uma Páscoa Feliz! Um beijinho também :)