
"O desenvolvimento é um processo multidirecional e multidimensional-caracterizado pela ocorrência conjunta de aumento(ganhos), diminuição (perdas) e manutenção(estabilidade) da capacidade adaptativa" .
Um conceito central para entendermos o curso da vida é o de plasticidade,seu alcance e limites. Esse conceito fornece uma indicação do potencial de mudança do indivíduo e de sua flexibilidade e resistência para lidar com desafios e exigências.
Um conceito central para entendermos o curso da vida é o de plasticidade,seu alcance e limites. Esse conceito fornece uma indicação do potencial de mudança do indivíduo e de sua flexibilidade e resistência para lidar com desafios e exigências.

A resiliência como uma forma de plasticidade:

A resiliência do indivíduo muda nas transações com circunstâncias e desafios específicos. Consequentemente, a resiliência demonstrada numa dada situação não necessáriamente mantém-se no tempo,nem se genraliza para outras circunstâncias e outros desafios.
Hoje o conceito de resiliência passou de uma fase de "qualidades pessoais",até ao conceito mais atual de compreendê-la como um atributo da personalidade desenvolvido no contexto psico-socio-cultural em que as pessoas estão inseridas.
Fatores de Resiliência:
administração das emoções(habilidade de se manter calmo sob pressão).
Controle dos impulsos(habilidadede não agir impulsivamente e a capacidade de mediar os impulsos e as emoções).
otimismo(habilidade de ter a firme convicção de que as situações irão mudar quando envolvidas em adversidades e manter a esperança de um futuro melhor).
Análise do ambiente(habilidade de identificar precisamente as causas dos problemas e adversidades).
Empatia( habilidade de ler os estados emocionais e psicológicos de outras pessoas).
Auto-eficácia(convicção de ser eficaz nas ações).
Estes fatores foram selecionados por serem concretos e de possível mensuração, podem ser ensinados e melhorados em programas educativos específicos.
Fonte:Psicologia do Envelhecimento?Anita Liberalesso Neri(org)

bom final de semana...
Muito interessante esse assunto.E relativamente novo, salvo engano. Já lí algo sobre isso com a colocação de que tal atributo pode ser adquirido, ou seja, não necessariamente faz parte da personalidade, falando sobre, assim, da importância de se ressaltar os aspectos virtuosos das crianças e jovens no intuito de desenvolver neles a resiliência. Onde há auto- estima, auto-confiança, há esperança de resolução dos problemas e espírito de luta para aceitar e enfrentar desafios.
ResponderExcluirSobre o tema, especialmente direcionado a educadores, há um guia muito interessante no site www.cmdcagja.org.br ( guia de promoção da resiliencia )
Beijo pra vc Eliete e a todos os que acessam o site, desejo um maravilhoso final de semana
Olá, Eliete! :):)
ResponderExcluirÉ fantástico eu abrir o seu blogue e encontrar um texto sobre resiliência. Não só por causa do valor da ideia em si, que é também facto, é claro, mas sobretudo porque tenho andado a desenvolver esse tema com os meus alunos, em Psicologia!
Logo, adorei ler o seu texto e partilhar o tema!
Um grande beijinho meu, directamente de Portugal :)