
"O coração deve alimentar-se da verdade. como as lagartas de uma folha,até saturar-se da cor do alimento e manifestá-lo em cada...mínima fibra do seu ser. (Samuel Taylor Coleridge)
Para praticar o princípio ético da Veracidade, precisamos aprender a reconhecer a verdade acerca de nós mesmos. O que estou fazendo? O que estou dizendo? O que estou vendo? Será que quero ficar aqui? Estou porventura dizendo o que eu realmente sinto? È preciso coragem para encontrar a resposta veraz a essas perguntas e agir de acordo com ela.
Aquele que se permite contar uma mentira uma vez vai fazê-lo com mais facilidade da segunda e da terceira vez, até que a mentira se torna algo habitual; ele mente sem se dar conta disso e fala a verdade sem que ninguém acredite nele.Essa falsidade da língua leva à falsidade do coração e, com o tempo,mina todas as boas disposições deste". (Thomas Jefferson)
A razão não pode ser dona da verdade.A única maneira pela qual o corpo físico pode perceber claramente a Verdade é completando o seu vínculo com o corpo espiritual.

Um dos aspectos importantes do princípio ético da Veracidade é o costume de tomar cuidado com o que se diz.

È muito fácil usarmos a verdade para fazermos o mal, a menos que nos lembremos de consultar não só o corpo físico, mas também o corpo espiritual antes de falar.
A verdadeira verdade é aquela que jamais há de ferir os sentimentos de uma pessoa.

Há uma história sobre um sábio que morava na floresta.Certo dia, o sábio viu um cervo correndo pelo caminho, e atrás do cervo veio o caçador. este aproximou-se do yogue e perguntou-lhe se ele tinha visto um cervo e se sabia em que direção ele tinha ido. O sábio respondeu: "Meus olhos viram,mas meus olhos não falam.Minha língua fala,mas ela não viu".
Desta maneira ele esquivou-se de contar a verdade que o caçador exigia, pois essa verdade teria feito mal ao cervo. Teria sido uma verdade conjugada à violência.
Alice Christensen nos deixa um lembrete valioso:A verdade não deve nunca separar-se da não-violência.
fonte/ livro: A yoga do coração (Dez princípios éticos para aumentar o bem-estar, a coragem e a confiança) de Alice Christensen
Olá, Eliete!
ResponderExcluirConcordo plenamente com a veracidade como princípio ético fundamental. Sobretudo, aliada ao amor ao próximo. A verdade pode magoar, mas pode também manter-se verdadeira sem ferir ninguém. Aí, devemos ser verdadeiros connosco mesmos, e justos, procurando conhecer as reais motivações para a desocultação da verdade. E elas deverão ter em conta a procura da paz entre todos os seres humanos. Daí que também admito existirem verdades a guardar.
A ética é um domínio fascinante, que enriquece a nossa busca de perfeição.
Deixo-lhe um beijinho desta amiga portuguesa :))
Eliete, está muito interessante seublog.Acompanha-o todos os dias e aprendo muito.Esses princípios éticos realmente precisamos exercitar em nossas vidas.Um abraço, Fábio
ResponderExcluir