
A mulher segura sua filha no colo e a olha com ternura. A criança deve ter uns dois anos e dorme tranquilamente. Sua face expressa entrega e serenidade.
Lembro-me do personagem do livro "Terra dos Homens "de Saint-Exupéry que ao
ver uma criança dormindo no colo da mãe, inclina-se e diz: “eis a face de um músico, eis Mozart criança, eis uma bela promessa de vida.”
Agora me recordo de ter visto nos noticiários, muitas mães com seus filhos no colo, nas filas dos prontos-socorros esperando receber cuidados médicos, ou correndo atrás de um caminhão que fará entrega de alimentos, e outras tantas enterrando os filhos mortos por balas perdidas.
Vejo mulheres guerreiras tão maltratadas e que mesmo assim não desistem de viver.
Novamente a fala do personagem do livro me vem à mente:
“as sopas populares não remedeiam. O que me atormenta não são faces escavadas nem essas feiuras. É Mozart assassinado, um pouco, em cada um desses homens”.
Hoje, o número de mulheres que encabeçam as famílias brasileiras com os seus salários é cada vez maior, assim como as exigências feitas não param de crescer: ser dinâmica, inteligente, bela, sensual, companheira do marido, mãe dos filhos, mãe dos pais e tantas outras tarefas.
A mulher afasta-se assim cada vez mais da sua essência, e, consequentemente passa a apresentar mais problemas na sua saúde física e emocional.

No dia dedicado às mães, deveríamos não só sair às compras e sim refletir como mudar tudo isso, de tal forma que as mães possam gerar seus “ Mozart “, e serem mais valorizadas pela função maternal , que é a maior e mais sublime tarefa da vida.
escrito em maio/2008


Parabéns à todas as mães., que Maria seja modelo para todas nós .Angela
ResponderExcluirRecebi uma linda mensagem pelo dia das mães, que diz mais ou menos o seguinte: "Filhos são como navios. Aqueles têm nos pais o porto seguro. Mas, por mais segurança que eles tenham ao nosso lado, nasceram para singrar os mares da vida, correr seus próprios riscos, levando consigo os valores aprendidos. Não há felicidade pronta. Algo que possa ser herdado, doado ou transmitido. Felicidade é uma conquista pessoal. Queremos ver o sorriso de nossos filhos, mas não podemos sorrir por eles. Não devemos manipular os passos de nossos filhos, nem eles podem repousar sobre nossas conquistas."
ResponderExcluirNós, em especial as mães, temos o instinto de proteger nossos filhos, mas é preciso discernimento para não sufocá-los. Que Deus nos ilumine em nossa missão para que, como Maria, sejamos modelo das virtudes que desejamos ver em nossos filhos: humildade, honestidade, disciplina, respeito, perseverança, coragem, gratidão, generosidade...
mas que, também, a exemplo d'Ela, tenhamos o desprendimento de reconhecer que eles são do mundo...embora seja difícil soltar as amarras.