quarta-feira, 22 de abril de 2009

FELICIDADE
Fui assistir,"Quem Quer Ser um Milionário?" de Danny Boyle , e lembrei-me de uma matéria de Contardo Calligaris publicada na Folha de São Paulo em maio de 2008, intitulada "Projeto de felicidade".
Para Calligaris o ganhador é quem teve uma alta qualidade de experiência, seja qual for, que tenha sido intensamente ,e ,o verdadeiro perdedor é aquele que, na última hora, olhando para trás, vai ter a impressão de que desperdiçou a sua corrida. Contardo ao ser sabatinado pela Folha nessa ocasião afirmou não acreditar em projeto de felicidade,pois é concebido para nos manter na insatisfação, o que é absolutamente necessário numa sociedade de consumo.
Assim entendi o filme, o personagem Jamal um indiano pobre "materialmente" mas com uma alta qualidade de experiências acaba ganhando o jogo e torna-se milionário.Não só ganha o prêmio mas consegue o grande amor da sua vida. Por lutar desde pequeno pelo que queria, por perseguir e viver dentro da verdade e honestidade, ele é o grande campeão. Isso é felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog