quarta-feira, 11 de março de 2009


Arrogância e Autoconfiança
Arrogância é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É encontrada em pessoas que não desejam aprender com os outros, que não aceita o que o outro fala, e não suporta sentir-se no mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber.A psicologia também entende que o orgulho em excesso pode ser um mecanismo de defesa que a pessoa utiliza para proteger-se dos próprios sentimentos de inferioridade.
A humildade é "ser do tamanho que se é", isto é, nem maior mas também não menor. A arrogância é uma característica que faz inflar o nosso ego, um mecanismo ilusório que mais dificulta do que ajuda o indivíduo a alcançar o que deseja: o respeito do outro.
Não devemos jamais confundir arrogância com coragem, ousadia,liderança ou segurança.A pessoa arrogante geralmente é egoísta mas exige a solidariedade das pessoas.Exige ser ouvido,mas não dá ouvidos à ninguém.
O arrogante dificilmente agradece por um favor recebido pois jamais reconhece que o recebeu.
"Agem com arrogância os que ensinam aos outros o que eles próprios desconhecem.Quem não sabe para si,não ponha escola".
fonte:Agnaldo Pila(http://www.avt.com.br/)





A autoconfiança é acreditar que será capaz de agir de maneira adequada nas situações novas e imprevistas. A pessoa autoconfiante confia em si porque se prepara para realizar seus projetos. Está sempre procurando melhorar, está sempre se questionando, tem a mente aberta e a crítica do outro não o maltrata
em demasia.

A autoconfiança está sempre em construção, portanto , em alguns momentos da nossa vida ou em determinadas situações podemos nos sentir mais ou menos seguros.A autoconfiança vem do enfrentamento daquilo que tememos, da coragem de seguir em frente apesar do medo.A autoconfiança cresce quando não nos fechamos , quando somos capazes de ouvir até o fim uma opinião diferente da nossa, quando nos abrimos para um segundo olhar, quando temos a coragem de sair dos nossos determinismos, das nossas verdades, dos nossos medos.Uma pessoa autoconfiante é mais feliz porque sabe que nunca está pronta , portanto encara melhor os seus erros e tem a humildade em mudar quando necessário.
3 caminhos para o fracasso,por Mario Sergio Cortella
Não ensinar o que sabe;
Não praticar o que sabe;
Não perguntar o que não sabe.

PADRÃO DE VIDA E QUALIDADE DE VIDA
VOCÊ SABE O QUE É FIB?
Butão é um país monárquico localizado entre China e Indía. É governado pelo Rei Jigme Singye, ( considerado uma das cem pessoas mais influentes do mundo em 2007 pela Time),que mede o FIB(Felicidade Interna Bruta) de seu país e afirma que este índice é mais importante que o PIB(Produto Interno Bruto).
O FIB é para o Rei de Butão o alicerce de todas as políticas de seu governo.
Para a antropóloga, psicóloga de Harvard, Susan Andrews, enquanto o PIB se baseia na crença de que a acumulação da produção econômica leva a um maior bem-estar, as pesquisas mostram que, após certo nível de renda, o aumento da riqueza não conduz a um correspondente aumento da felicidade.
Os indicadores do FIB são os seguintes: padrão de vida, saúde, educação,resiliência ecológica,bem-estar psicológico,diversidade cultural,uso equilibrado do tempo, boa governança e vitalidade comunitária.
O diretor do Centro de estudos do Butão,Dasho Karma Ura, afirmou:
"A renda não é buscada pelo seu bem em si,mas para aumentar a qualidade de vida, para obter a felicidade".
"Felicidade baseada na ética, em cultivar relacionamentos entre as pessoas e com a natureza.E também uma felicidade interior baseada na espiritualidade".
O FIB situa a felicidade como o pivô do desenvolvimento.
Com certeza os butaneses, com sua sabedoria dos Himalaias, tem algo a nos ensinar.È posível prosperar em harmonia com o planeta sem perder a fonte da felicidade:nossas conexões uns com os outros, com a terra e com o espríto dentro de nós.
fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/O,,EDR80676-6048,00.html

Angatuba-SP foi a primeira cidade no mundo a implementar experimentalmente o projeto do FIB fora do Butão. E logo em seguida, foi a vez da Conferência que aconteceu no SESC Pinheiros e na PUC em São Paulo, na Unicamp em Campinas e no Instituto Visão Futuro em Porangaba.(2008/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog