terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


OS 7 TIPOS DE PAZ.

Os índios Aymara, que habitam há séculos as margens do lago Titicaca, nos Andes, defendem a necessidade de sete diferentes tipos de paz.


O primeiro tipo de paz é para dentro de cada um de nós. Com a saúde de nosso corpo, a clareza de nossa mente, a satisfação com nosso trabalho, a alegria com a pessoa que escolhemos para amar. Sem paz consigo mesmo, não há Paz.


O segundo é para cima. Com o espírito de seus antepassados, com o Deus de cada um. Se você não está em paz com o mundo sobrenatural, espiritual, com a metafísica de sua existência, sua paz está incompleta.


O terceiro tipo de paz é para frente, com o seu passado. Diferentemente dos homens brancos com sua arrog ante cultura ocidental que põem o passado para trás, os Aymara o colocam para adiante, por ser o visto, o vivido, o conhecido. Quem tem remorsos, culpas, dívidas não pagas, arrependimentos , não está totalmente em paz


.O quarto tipo de paz é para trás, com seu futuro. Quem tem medo do que virá, está assustado com dívidas a pagar, se apavora com o que terá de enfrentar, com a possibilidade de más notícias, com emprego incerto, esperando más notícias, não está em paz.


O quinto é para o lado esquerdo, com seus próximos. Sem a paz familiar, não há paz. Desavenças domésticas, disputas, queixas, ranger de dentes com a família, o descontentamento com familiares e amigos próximos, tira o sentimento de paz.


O sexto tipo de paz é para o lado direito, com seus vizinhos. Não adianta a paz em casa, se do outro lado da rua estão a ameaça, a desavença, o descontentamento com a casa ao lado tra z impedimentos para a verdadeira Paz.


E o sétimo tipo de paz é para baixo:Com a terra que você pisa, de onde virá seu sustento. Se você provoca a tempestade ou a seca, se o solo secar ou tremer, não haverá paz .

5 comentários:

  1. Quanda sabedoria nos Aymara, quanta desvios no pensamento contemporâneo... será possível, um dia
    alcançar os sete níveis dessa paz profunda? Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Eliete, que belo post!!!
    Mais uma vez percebemos que tudo de bom que pudermos ser e viver começa dentro de nós mesmos e se estende, à nossa volta, a tudo o que nos rodeia...
    A tão almejada paz! Não deixemos de buscá-la, em todos os níveis, incessantemente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Eliete!!!

    Que texto lindo!!!

    Faz todo sentido para mim...a Paz tem que ser conquistada,e isso incui evolução!!!

    Te desejo uma noite tranquila

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Isso é que é plenitude: paz total!!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Eliete,
    achei este post muito sábio e acredito que o simples fato de buscarmos estea paz já nos faz pessoas melhores..
    bj
    violeta

    ResponderExcluir

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog