sábado, 24 de abril de 2010


ERA UMA VEZ...
um fazendeiro chinês que perdeu um cavalo, ele fugiu. À tarde, todos os seus vizinhos vieram lhe avisar e disseram:"Isso é muito ruim". E ele disse: "Talvez". No dia seguinte o cavalo voltou e trouxe com ele sete cavalos selvagens. Todos os vizinhos vieram lhe visitar e disseram:"Isso não é ótimo? E ele respondeu:"Talvez". No dia seguinte, o seu filho estava tentando domar um desses cavalos, foi arremessado ao chão e quebrou a perna. Então, todos os vizinhos vieram-lhe visitar e disseram:"Bem, isso é muito ruim, não é?" E o fazendeiro disse:"Talvez". No dia seguinte, os oficiais do recrutamento vieram procurando pessoas para o Exército, e rejeitaram o seu filhoporque ele tinha uma perna quebrada. À tarde, todos os vizinhos vieram lhe visitar e disseram:"Isso não é maravilhoso"? E ele apenas disse:"Talvez".



Essa história reflete o sentido de uma atitude taoísta fundamental, a de que todo o processo da natureza é uma rede integrada de imensa complexidade.È impossível dizer se qualquer coisa que acontece é boa ou ruim porque nunca se sabe quais serão as consequências finais da boa fortuna.

fonte:Taoísmo: muito além da busca - Alan Watts

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog