quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Tempo de Graça!
O Tempo de graça é Kairós. Os gregos usaram esta palavra significando o “tempo certo”. A outra palavra grega que serve para dizer do tempo é “Cronos". Esta refere-se ao tempo sequencial enquanto que Kairós se diz de um momento indeterminado que acontece no “cronos” em que tudo é especial. É um tempo qualificado; o tempo de Deus acontecendo no tempo dos homens.
Embora esse tempo de qualidade seja o de Deus, e mesmo Deus sendo onipotente, pela liberdade concedida ao homem, Kairós só pode acontecer para o humano se assim for permitido. É preciso que o ser humano queira Deus em sua vida. Enquanto conseguimos medir o tempo humano, o tempo de Deus, Kairós, nunca é medido, mas esse tempo divino pode ser experimentado se entendermos essa experiência como um acontecimento que parte do interior, do mais profundo que há no homem, e de sua essência; lá onde não há rancor, nem ódio, mas um profundo conhecimento do próprio homem e da vida humana.
Então se torna fácil e seguro dizer: é “tempo certo!” Tempo certo para tomar decisão ao entender a finalidade de nossa vida, para que fomos criados e porque existimos. Quando se entende qual é a primeira vocação humana e qual o plano de Deus para cada um, deve-se acreditar; “é tempo certo, da graça”.
Em síntese falo que o Tempo da Graça é contemplação da vida e de como ela acontece; nessa vida contemplamos algo a mais e entendemos o porque somos felizes. Pois a finalidade desse tempo da graça é proporcionar ao humano a felicidade plena sem que isso signifique negar o que se vive no cronos.
Restam-nos, como humanos e seres dotados de inteligência, permanecer atentos aos acontecimentos da Vida e da história para perceber que a ação de Deus aconteceu e que sempre acontecerá em nosso tempo. Tudo como um ciclo sem fim que culminará na realização total do ser humano enquanto PESSOA; um ser de relações!
Enfim, que possamos perceber a vida sempre marcada pelo tempo de Deus que é “graça” e como o cantor Gonzaguinha cantava: “viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”.
Essa belíssima reflexão é de Rosinei Erasmo, seminarista, aluno do terceiro ano de Teologia do Seminário Nossa Senhora do Carmo de Jaboticabal.

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog