terça-feira, 17 de novembro de 2009


"QUANDO OS SONHOS SE TRADUZEM EM CONSUMO,

onde os sentidos e tendências partem do mercado". São estas questões que o Nilton Bonder aborda em seu livro "TER OU NÃO TER, EIS A QUESTÃO".

Para o rabino há uma lógica, uma verdade, que permeia essa realidade independente da moral de ser ela positiva ou negativa, construtiva ou destrutiva. Assim o autor se propõe buscar o lugar da posse.
Inicia lembrando-nos que a própria existência é, por definição, a posse de um corpo.
"Ser é ter e o ser se inicia com uma posse". O que é importante lembrar é que a verdadeira posse se configura não apenas daquilo que temos, mas tambem e de igual importância, daquilo que não temos.
E é este o dilema constante da posse: o que ter e o que não ter!
..."O mal não é 'ter', mas a ausência do dilema de possuir ou não.Se a posse se faz apenas numa única direção, ou seja, a de reter e deter as coisas para si, de monopolizar o que é dispensável ao ser, então ela tem um impacto desastroso sobre a existência".

..."Ser é precisar ter, mas, para tal, o ter tem que se conformar à circunscrição do ser".
..."Toda vez que o 'ter' for originado numa necessidade, se fará instrumento e nutriente do 'ser', ou seja, reforçará a medida e a limitação que configuram nossa experiência de 'ser'. Toda vez que o 'ter' se apropriar de algo que foge à limitação real do 'ser', que prescindir de uma necessidade real que o justifique, diminuirá o tônus e tornará flácida a experiência do 'ser'.
fonte:Ter ou não ter, eis a questão! " A sabedoria do Consumo Nilton Bonder

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog