segunda-feira, 12 de janeiro de 2009


"Sou por acaso o guardião do meu irmão?
Quando Deus perguntou a Caim onde estava Abel, Caim respondeu com outra pergunta:"Sou por acaso o guardião do meu irmão?
Para o filósofo Emmanuel Levinas, a partir dessa pergunta zangada de Caim começa toda a imoralidade.
Para o filósofo Zygmunt Bauman, "sou uma pessoa moral quando reconheço essa dependência e aceito a responsabilidade, que ela implica".
(...)"no momento em que questiono essa dependência, e peço, como fez Caim, que me dêem razões para que eu me preocupe, renuncio a minha responsabilidade e deixo de ser um ser moral".


A dependência de meu irmão, é o que me faz um ser ético".
O veredícto de Levinas e de Bauman reitera o núcleo dos ensinamentos judaico -cristãos, onde a responsabilidade sobre o Outro e a aceitação dessa responsabilidade é a pedra fundamental da moralidade.

José
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?


Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha,José!
José, para onde?

Carlos Drummond de Andrade

A essência de toda moralidade é a responsabilidade que as pessoas assumem pela humanidade dos outros, isto é também a medida do padrão ético de uma sociedade, afirma Bauman em seu livro : A Sociedade Individualizada.

Esse grande filósofo ainda nos lembra que se mede a qualidade da sociedade pela qualidade de seus padrões éticos.

"Mede-se a capacidade de carga de uma ponte pela força de seu pilar mais fraco"

Será que somos éticos?
Será que temos conseguido nos responsabilizar pelo Outro?
O que fazemos com o medo da dependência?
Somos porto seguro para o Outro?

Fechados somos indivíduos,
abertos somos cidadãos.

O número de pessoas sem trabalho da população economicamente ativa nas regiões analisadas no Brasil foi de 1,7 milhões em outubro de 2008, segundo o IBGE.
fonte: http://economia.uol.com.br/

Os números das pesquisas indicam uma queda no índice de desemprego em nosso país, mas vou dizer uma coisa, e para isso nada melhor do que primeiramente repetir a letra desta música de Ivan Lins.

Deixa, deixa, deixa, eu dizer o que penso dessa vida,
preciso demais desabafar..."
Deixa, deixa, deixa
Eu dizer o que penso dessa vida
Preciso de mais desabafar
Suportei meu sofrimento
De face mostrada, riso inteiro
Hoje canto o meu lamento
Coração cantou primeiro
Você não tem direito
De calar a minha boca
Afinal me dói no peito
Uma dor que não é pouca
Tenha dó

Minha grande dor : A forma como tem ocorrido os processos de seleção e contratação de profissionais em muitos lugares. Os amigos, os amigos dos amigos, os bonitos, os que podem oferecer algo em troca, tem prioridade .
Foi-se o tempo onde o curriculum vitae falava mais alto.

Apontadora de Idéias

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"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

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