domingo, 1 de fevereiro de 2009


“Direitos Humanos um avanço para o homem”
Sabe-se que a História dos Direitos Humanos remonta ao início da civilização, estando a sua origem ligada às várias religiões da época. Porém, teve-se um despertar desses direitos a partir do Cristianismo, durante a Idade Média, na qual o Direito Natural floresce e garante que os princípios religiosos estejam à frente da defesa da sociedade. Mais tarde, com Immanuel Kant, há uma racionalização dos direitos humanos e sobre influência novamente do Direito Natural – sobretudo com uma nova vertente – surgem direitos que pertencem essencialmente ao homem. Essa ideologia racional é a que permanece até hoje no sistema internacional de proteção dos direitos do homem.
A evolução destas correntes veio a dar frutos pela primeira vez na Inglaterra. A Magna Carta (1215) deu garantias contra a arbitrariedade da Coroa, e influenciou diversos documentos, como por exemplo, o Habeas Corpus (1679), que foi a primeira tentativa para impedir as detenções e prisões arbitrárias.
Mas o momento mais importante, na história dos Direitos do Homem, é durante 1945-1948. Em 1945, os Estados Unidos tomam consciência das tragédias e atrocidades vividas durante a 2º Guerra Mundial, e junto com outras dezenas de nações, dão vida a Organização das Nações Unidas em prol de estabelecer e manter a paz no mundo.
Para finalizar digo que nesses 60 anos passados da Declaração Universal dos Direitos Humanos houve grandes avanços na luta pela paz mundial, contudo há muito no que evoluir – um exemplo atual seria as atrocidades que estamos vendo nos ataques de Israel e no continente africano. Portanto, para se ter realmente uma melhora no Mundo é necessário que nós possamos pensar mais no próximo do que em nós mesmos.
Jonatas Lopes (aluno do Curso de Direito da Faculdade São Luis de Jaboticabal)
Guardando a Pedra que te jogam
Um exercício de grande sofisticação é guardar a pedra que nos jogam, isto é, dominar a violência de tal forma que a desativemos.
A pedra da discórdia passa a ser símbolo de proximidade e de uma boa oportunidade de vida, nos ensina o rabino Nilton Bonder em seu livro "A Cabala da Inveja".
A grande lição que devemos aprender é que as situações de violência que vivemos podem ter um sentido positivo se soubermos reverter a situação.

"Não há processo de paz que possa ser instaurado enquanto estivermos armados ou defendidos em relação ao outro. "Nilton Bonder

"A verdadeira elevação está na capacidade de entender toda a humanidade, ou melhor, toda a vida como parte de um mesmo corpo. Ataque o outro braço e você não conseguirá dormir de dores". Nilton Bonder


Sabe qual é a função da saliva?
relembrar-nos constantemente de que temos que aprender a engolir

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog