sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PRINCÍPIO ÉTICO NÚMERO 2 : VERACIDADE
"O coração deve alimentar-se da verdade. como as lagartas de uma folha,até saturar-se da cor do alimento e manifestá-lo em cada...mínima fibra do seu ser. (Samuel Taylor Coleridge)
Para praticar o princípio ético da Veracidade, precisamos aprender a reconhecer a verdade acerca de nós mesmos. O que estou fazendo? O que estou dizendo? O que estou vendo? Será que quero ficar aqui? Estou porventura dizendo o que eu realmente sinto? È preciso coragem para encontrar a resposta veraz a essas perguntas e agir de acordo com ela.
Aquele que se permite contar uma mentira uma vez vai fazê-lo com mais facilidade da segunda e da terceira vez, até que a mentira se torna algo habitual; ele mente sem se dar conta disso e fala a verdade sem que ninguém acredite nele.Essa falsidade da língua leva à falsidade do coração e, com o tempo,mina todas as boas disposições deste". (Thomas Jefferson)
A razão não pode ser dona da verdade.A única maneira pela qual o corpo físico pode perceber claramente a Verdade é completando o seu vínculo com o corpo espiritual.
Reconhecer a Verdade em si mesmo pode ajudar-nos a evitar os pensamentos e comportamentos autodestrutivos.
Um dos aspectos importantes do princípio ético da Veracidade é o costume de tomar cuidado com o que se diz.
È muito fácil usarmos a verdade para fazermos o mal, a menos que nos lembremos de consultar não só o corpo físico, mas também o corpo espiritual antes de falar.
A verdadeira verdade é aquela que jamais há de ferir os sentimentos de uma pessoa.
Lembre-se o princípio ético número 1 é a não-violência.
Há uma história sobre um sábio que morava na floresta.Certo dia, o sábio viu um cervo correndo pelo caminho, e atrás do cervo veio o caçador. este aproximou-se do yogue e perguntou-lhe se ele tinha visto um cervo e se sabia em que direção ele tinha ido. O sábio respondeu: "Meus olhos viram,mas meus olhos não falam.Minha língua fala,mas ela não viu".
Desta maneira ele esquivou-se de contar a verdade que o caçador exigia, pois essa verdade teria feito mal ao cervo. Teria sido uma verdade conjugada à violência.
Alice Christensen nos deixa um lembrete valioso:A verdade não deve nunca separar-se da não-violência.
fonte/ livro: A yoga do coração (Dez princípios éticos para aumentar o bem-estar, a coragem e a confiança) de Alice Christensen

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog