quarta-feira, 14 de setembro de 2011

VALOR E VALORES
Por Nilton Bonder
Não só a carência física dará valor "às coisas" do mundo,mas também as carências emocionais , intelectuais e espirituais.








A correlação entre bem-estar e honestidade é das mais profundas. Só dorme bem à noite quem foi honesto durante o dia.Essa honestidade nada tem a ver com a honestidade moral, mas com a honestidade para com seus valores-as relações que estabelecem o ser em meio a um ambiente.


A experiência de se ter todas as necessidades saciadas na fonte de seu desejo é a própria definição da morte.


Para o equilíbrio, a carência e o excesso são igualmente tóxicos.



Não existem "impulsos ao bem" per se. Esses impulsos são sempre "impulsos ao mal" trabalhados pelo valor.



A vida é, portanto , um processo de gestão. Nela cabem não só as ações por sobrevivência, mas também as estratégias para sobreviver a uma vida tão plena quanto o possa ser e que inclui também a sua continuidade por novas gerações.



O bem-estar é produzido por esses três componentes-sobrevivência, plenitude(paz) e continuidade - e não é alcançável sem a mediação dos valores.



Livro: Ter ou não ter, eis a questão:A sabedoria do Consumo

Fotos: Eliete Cascaldi Sobreiro




































Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog