sexta-feira, 19 de março de 2010


Insônia
Sabe-se que manter hábitos saudáveis é essencial para a saúde física e emocional. Corpo e mente caminham sempre juntos. O sono e a boa qualidade deste são fundamentais para a organização dos pensamentos e também dos sentimentos.
Através do sono recuperamos o bem estar e nos preparamos para um novo dia a dia mais calmo e com mais energia e atenção nas atividades pessoais, familiares e também no trabalho.
Dormir significa aquietar-se. Ou seja, aquietar sua mente, seu coração e suas emoções. Entretanto isso às vezes é difícil. Na insônia, o nível da ansiedade é muito alto, ficamos em constante estado de alerta, pensamentos intensos, acelerados e persistentes são constantes. Há então uma agitação corporal motivada por esses pensamentos que na maioria das vezes são excesso de preocupações, medos e inseguranças. Sendo assim, uma forma de combater esse estado de apreensão e tensão é a utilização de um relaxamento. Esse diminui a intensidade dos pensamentos e com isso regula as funções fisiológicas facilitando assim o sono.
O hábito de escrever durante a noite pode sim ajudar e isso pode também ser feito antes de dormir, em um caderno ou agenda por exemplo. Dessa maneira, organizamos melhor a rotina e isso ajuda na diminuição da ansiedade que na maioria das vezes, é motivada por coisas futuras que ainda precisamos fazer e dos medos que temos de não realizá-las.
Outras formas de combater a insônia seriam ainda: manter uma rotina de horários e procurar dormir sempre por volta da mesma hora, evitar muitos estímulos visuais e auditivos antes de dormir, pois isso dificulta o aquietar da mente.
È importante lembrar que a insônia causa além do cansaço, irritabilidade, baixa tolerância e capacidade social e laborativa diminuídas. Sendo assim, pode ser prejudicial ao bem estar. Cuidar para que se tenha um sono de boa qualidade é fundamental para uma vida plena.
artigo de Ana Carolina Cascaldi Sobreiro (Psicóloga) para o Jornal O COMBATE de Jaboticabal

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog