terça-feira, 23 de dezembro de 2008

REFLEXÃO DO MÊS: METANÓIA



Giro de idéias nasce inspirado neste poema de Manoel de Barros, poeta por excelência.
A maior riqueza do homem é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou- eu não aceito.
Não agüento ser apenas um sujeito que abre portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que compra pão às 6 horas da tarde, que vai lá fora, que aponta lápis, que vê a uva, etc. , etc.
Perdoai,
mas eu preciso ser Outros,
Eu penso renovar o homem usando borboletas.

Que maravilha saber-se inacabado, livre para o vir-a ser.
A incompletude como traço predominante do homem é a sua força propulsora para criar e inventar novas formas de viver, mais humanas, talvez.
Pensar que dentro de cada um de nós há “brotos” (potencias) que a qualquer momento podem desabrochar é um ótimo estímulo para sermos mais tolerantes com os nossos erros e dos outros; valorizar mais o que somos e consequentemente ter maior auto estima .
Manoel de Barros no final do poema deixa claro o seu propósito:“renovar o homem usando borboletas”.
Para Aristóteles “as artes são as potências do mundo”-princípios organizadores de mudanças em outro ser ou no próprio artista.
Essas idéias são as inspirações fundamentais deste blog.
Giro de idéias tem como objetivo “polinizar” o coração e o pensamento de quem por aqui passa; pensa “renovar o homem usando borboletas”.

FATO CURIOSO:
Na Austrália, o costume de jogar arroz nos noivos quando eles saem da igreja após o casamento, foi substituído por borboletas.
Não sabemos se realmente é verdade tal costume e a reação das pessoas, uma vez que , muitas sentem medo de insetos voando, mas se pensarmos simbolicamente com certeza a borboleta seria muito mais adequada, pois representa transformação, delicadeza e beleza, itens fundamentais para que uma relação seja sempre vibrante . Diferentemente do arroz que só é bom ,soltinho.

O SIGNIFICADO DA BORBOLETA
A borboleta é um dos símbolos mais significativos da Psique, pois é o resultado de um processo de metamorfose. Simbolicamente, cada um de nós trás em si a possibilidade desta metamorfose.
Metanóia, é um conceito utilizado pelo psiquiatra Carl Gustav Jung para designar um período de mudanças em que questionamos o sentido da vida; isso tudo para que na segunda metade da vida, a consciência tenha possibilidade de travar esse “acordo” psíquico em que o sujeito tende a se voltar para o seu interior, e encontrar o seu verdadeiro Self.
Assim como a crisálida permanece no casulo por um tempo e ao sair borboleta faz confusamente seus primeiros vôos, por não estar adaptada ao novo padrão de leveza,assim somos todos nós. A metanóia é uma tarefa da segunda metade da vida e não ocorre sem sacrifício. È um trabalho lento e gradativo, difícil e às vezes doloroso, mas necessário para se chegar a ser quem se é.
Aquele que consegue sair do casulo, é aquele que aceita o paradoxo de vida e morte.

O BRASIL NA FASE DA LAGARTA:
O mal-estar na civilização

O Fórum Mundial de Economia em Genebra (12/11/08) mostrou que a diferença nos ganhos de uma mulher ainda continua grande no Brasil.
O salário de uma mulher é, em média, 58% do que ganha um homem.
De 130 nações, o Brasil fica na 100ª posição no ranking de igualdade nos
nos rendimentos.
O Mapa da Violência III, da UNESCO, registrou que 39,2% dos jovens que morrem no Brasil são assassinados.
O número de empregados entre 15 e 24 anos caiu quase 50% entre 1991 e 2001.
Segundo o IBGE, o Brasil já é o terceiro país do mundo em número de desempregados, com 7,7 milhões de pessoas desocupadas, perdendo apenas para a Índia e para a Rússia.

UMA BELA ESPÈCIME DE PESSOA-BORBOLETA
Zilda Arns, 72 anos, médica pediatra e sanitarista, é a vencedora do Prêmio Personalidade Feminina LIDEM 2007. Fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, Conselheira do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Zilda Arns foi eleita com o voto de 840 presidentes de empresas associadas ao LIDE – Grupo de Líderes Empresariais. Concorreram o título, cinco mulheres atuantes em diversos setores: Dorina Nowill, Presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos; Celita Procópio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP; Luiza Helena Trajano, Presidente do Magazine Luiza e Milú Villela, Presidente do Instituto Faça Parte. Em 2006, Viviane Senna, do Instituto Ayrton Senna foi a vencedora.
Fonte: http://www.revistafator .com.br/ver_notícia.php?not= 7715

RECOMENDO:
LIVRO:
O Cavaleiro preso na armadura: Uma fábula para quem busca a Trilha da Verdade.
Robert Fisher, Record
MÚSICA:
O melhor de Teresa Cristina.
O grupo Semente
SITE:
http://frasesilustradas.blogueisso.com/


"Era uma vez um sábio chinês que um dia sonhou que era uma borboleta, voando nos campos, pousando nas flores, vivendo assim um lindo sonho.
Até que um dia acordou, e para o resto da vida uma dúvida lhe acompanhou.
Se ele era um sábio chinês que sonhou que era uma borboleta, ou se era uma borboleta sonhando que era um sabio chinês".
Raul Seixas
Fonte: http://razaoeloucura.zip.net/

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog