sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

CON -VERSO : UM PAPO REGADO A POESIA (II)
O Grande Ditador

...Por pudor os versos que não disse..."
Sim, muitas vezes renunciamos a nós mesmos por mil razões.
Pelo amor de alguém, para obter aceitação e aprovação, ou mesmo para não sair do "cantinho " sossegado do conhecido que nos dá a sensação de que podemos viver com o mínimo de conflito possível.

Em nossa sociedade o medo é epidêmico, todos o sentem exageradamente e vivem sob o seu domínio.

Podemos entendê-lo como "um movimento da certeza para a incerteza", cuja raiz é a crença de que não posso enfrentar, não dou conta.
Todo medo, quando em excesso, não é bom, pois cria dependência, favorece a regressão, e induz à agressão.

Se acreditássemos que poderíamos enfrentar qualquer coisa em nosso
caminho, se desenvolvêssemos maior confiança em nossas capacidades, nosso sofrimento com certeza seria bem menor, e a nossa vida mais plena e criativa.
Mas como, se fomos acalentados com "dorme nenê que a cuca vem pegar", se crescemos ouvindo:"cuidado, isso é perigoso,não suba aí, você pode cair e se machucar"?

Diariamente somos ensinados que o negativo equivale a ser realista, acreditando cada vez mais que a segurança está em nos fecharmos, evitando toda espécie de riscos.

Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços.
Não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e companheiro.
O medo dos grandes sertões, dos mares, dos desertos.
O medo dos soldados, o medo das mães, o medo dos democratas.
Cantaremos o medo da morte e o medo depois da morte,
depois morreremos de medo.
E sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas".


Congresso Internacional do Medo
Carlos Drummond de Andrade

Temos medo da exclusão, da solidão, de não sermos aceito pelas pessoas, de sermos ridículos e diferentes. Medo de viver algo grande demais que foge a nossa compreensão.Medo de ser feliz, medo da dor,medo do fracasso e também do sucesso. Medo da desorganização, medo de ser. Medo do medo, esquecendo a grande lição:
"Onde está o medo é onde se situa a nossa tarefa".
A.B.Kathleen
A ciência e a tecnologia trouxeram um desenvolvimento fantástico em muitas áreas. Evoluimos em conhecimento e hoje temos acesso a um nível de informação estrondoso,mas esse desenvolvimento não trouxe consigo a possibilidade de realização do sonho de 1789, com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, elaborada pela Revolução Francesa:"Igualdade, Fraternidade e Liberdade" .
Sem a segurança exterior de um mundo "continente" , e sem um eixo central interior de certeza, vamos nos apegando em falsos sustentáculos.
Clarice Lispector escreve:"temos facilidade de fazer crescer em nós a terceira perna, aquela que faz da gente um tripé estável,mas que nos impossibilita andar".
O que seria a terceira perna para você?
O que o deixa seguro, e ao mesmo tempo o imobiliza?





Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog