sábado, 14 de março de 2009

.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Até bem pouco tempo atrás, o mundo viveu uma verdadeira obsessão por testes para medir o quociente de inteligência(QI) , isto é,a capacidade de entender símbolos matemáticos e linguísticos.Nos anos 90, descobriu-se, no entanto, que QI elevado não era sinônimo de sucesso. Para conseguir se dar bem na vida, era preciso ter também inteligência emocional(QE), ou seja, ter autoconhecimento, autodisciplina, persistência e empatia.
Agora sabemos que o QI e QE podem trazer crescimento profissional e financeiro,mas para ter paz interior e alegria, o ser humano precisa ter também inteligência espiritual. Isto é, precisa ter capacidade de encontrar um propósito para a vida e de lidar com os problemas existencias que surgem em momentos de fracasso, de rompimentos, de dor e de liberdade.

Para a filósofa e psicóloga Danah Zohar, autora do livro "Inteligência Espiritual", "a inteligência espiritual , também chamada de QS(do inglês"spiritual quociente"), é a inteligência que leva o ser humano a criar situações novas, a perceber por exemplo a necessidade de mudar de rumo, de investir mais num projeto ou de dedicar mais tempo à família".
Para o rabino Nilton Bonder, autor do livro "Fronteiras da Inteligência", "ela nos permite encontrar um senso de propósito e direção.No entanto, ressalta:" a inteligência espiritual não está ligada a religiosidade."A religião é apenas uma das linguagens que podem ser usadas para o desenvolvimento da espiritualidade.
Nós usamos a inteligência emocional quando nos sentimos num impasse, quando enfrentamos armadilhas de velhos hábitos ou quando temos problemas existenciais, explica Zohar.

Para aprimorar a inteligência espiritual, o fundamental, é se questionar, fazer perguntas a si mesmo.Indagar a si mesmo leva ao autoconhecimento e permite a escolha de caminhos mais acertados.
Também podemos meditar ou ler poemas e trechos de livros que nos emocionaram, ou mesmo, fazer um diário dos acontecimentos do dia e refletir sobre eles.
O conceito de inteligência espiritual também vai contra atitudes comodistas.Para desenvolvê-la, é preciso, segundo os especialistas, assumir a responsabilidade pela própria vida e tentar transcender a dor e os obstáculos.
Alguns sinais de inteligência espiritual elevada: capacidade de ser flexível;gráu elevado de autoconhecimento;capacidade de enfrentar a dor;capacidade de aprender com o sofrimento e com os erros cometidos;capacidade de se inspirar em ideias e valores;relutância em causar danos aos outros;tendência para ver conexões entre realidades distintas;tendência de se questionar sobre suas ações e seus desejos.


TIPOS DE INTELIGÊNCIA

Abstrata: capacidade de entender e manipular símbolos matemáticos ,verbais e sonoros(lógica-matemática/linguística/
musical)
Concreta:capacidade de entender e manipular objetos(pictórica-espacial/cinético-corporal)
Social:capacidade de compreender os outros e de se relacionar com eles.(interpessoal/intrapessoal)
Emocional:envolve a capacidade de interagir com o mundo levando em conta os sentimentos e a habilidade de compreender as próprias emoções e a dos outros e levá-las em conta nas decisões pessoais e profissionais.
Espiritual:é a capacidade de aplicar, nas ações do cotidiano, princípios e valores espirituais com o objetivo de encontrar paz e tranquailidade.
fonte de pesquisa:A Folha de São Paulo/folha equilíbrio/11 de outubro de 2001/reportagem de Márcia Detoni
Exercícios para desenvolver a inteligência espiritual:

Questionamentos:
Na sociedade consumista, quem não consome existe?
No Brasil, segundo o IBOPE, as pessoas veem em média cinco horas de tevê por dia. O que aprendemos nessas cinco horas?
E o que dizer do Pedro Bial , quando se dirige aos participantes do Big Brother chamando-os de "nossos heróis" e nossos mártires"?
Você já assitiu o documentário "Pro Dia nascer Feliz", do diretor João Jardim, que aborda a situação da educação no Brasil?
Quem disse que não dá? Na Fininvest dá!"
Será que sabemos que nunca se vence uma guerra lutando sozinho?
(quem disse isso foi alguem considerado "louco"?Raul Seixas)






Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog