quinta-feira, 4 de junho de 2009

DOCES SONHOS
Às vezes quando sinto -me cansada, sem brilho e mecânica em minhas ações e pensamentos; quando percebo meus olhos secos e monótonos para as novidades da vida, vou correndo para aquele cantinho que só eu posso chegar, pois está dentro de mim.
È um cantinho arejado mesmo quando passo muito tempo sem visitá-lo. Está sempre vivo e esperando-me de portas abertas.
Não consigo perceber-me claramente, mas tudo que existe ali reluz. O castelo da Cinderela com ela descendo correndo os degraus para pegar a carruagem que poderá a qualquer momento transformar-se em abóbora,um carrossel girando bem devagar com seus cavalinhos brancos.Tem também a fada Sininho com o Peter Pan na janela prontos para voar à terra do Nunca, o coelho da Alice correndo com o seu relógio, o Papai Noel
descendo o chaminé da casinha, os três porquinhos dançando e minha boneca preferida.
Há um magnetismo e um dinamismo enorme nessas imagens. Tudo está acontecendo - lá é sempre “agora”- e quando volto sinto-me mais leve e mais forte .
É a fantasia com o seu poder de avivar a vida e de permitir o transcender a outras paragens.
A fantasia e os sonhos são ingredientes fundamentais para o nosso desenvolvimento psíquico, por isso foi e é objeto de estudo da psicanálise.
Mas nos dias atuais infelizmente damos pouco valor à essas questões, até nossos folhetins (novelas) estão cada vez mais realistas.
Tornamo-nos racionais, lógicos, regidos por verdades científicas, muito ocupados para perdemos tempo com essas “basbaquices”.
Pensamento também cada vez mais predominante junto às crianças, onde o brincar tem que ter sempre uma funcionalidade.
Quando orientamos nossos jovens na escolha de suas profissões, sempre utilizamos critérios baseados no mercado de trabalho. Essa profissão dá dinheiro, status, reconhecimento social?
Pouco nos atentamos em perguntar-lhes: como sonham seu futuro ,como esperam contribuir para o aperfeiçoamento do mundo com o seu trabalho .
Ficamos presos no chão, cautelosos, pragmáticos e como consequência vamos esterilizando sonhos, fantasias e criando um grande sertão.
Talvez seja essa uma das razões que levam nossos jovens ao delírio quando são convocados a “tirarem os pés do chão”, ou quando buscam nas drogas e bebidas a maior diversão.
A vida teria mais valor e nós seríamos mais felizes se entendêssemos o sentido maior das nossas existências, se conseguíssemos ultrapassar a epiderme e chegar ao mistério profundo do Ser.
Ah! Como seríamos mais interessados e engajados com os estudos se n
ossos mestres nos mostrassem a beleza e a sabedoria que estão nas poesias , nas músicas e na religião.
Que gratificante seria se todos nós fossemos estimulados em nossos sonhos e fantasias e ouvíssemos frequentemente coisas assim tão lindas ,como essas ditas por Ivan Lins.

Se teu sonho for maior que ti
Alonga tuas asas
Esgarça os teus medos
Amplia o teu mundo
Dimensiona o infinito
E parte em busca da estrela...
Voa alto!

Voa longe!
Voa livre!
Voa!
E esparrama pelo caminho
A solidão que te roubou
Tantas fantasias
Tantos carinhos
e tanta vida!



http://www.youtube.com/watch?v=PDHKAt5_1Mk









Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog