quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Um lugar para chamar deMeu”.

É bom viajar, sair de casa e descobrir novos lugares e novas belezas.
Descansar a vida de seu cotidiano; revitalizar o olhar, acalmar a mente e oxigenar a alma.
É muito bom esmiuçar outro pedacinho deste vasto mundo e conhecer o jeito de viver de pessoas diferentes e tão iguais a nós.
É bom desarmar-se frente à imponência das montanhas que se mostram para nós pela primeira vez; ouvir o mar que se esparrama preguiçosamente pela praia, ser instigado por uma ruela que se insinua com suas sombras e luz, e palpitar o coração no centro de uma metrópole.
É muito bom observar pessoas indo e vindo, e imaginar suas histórias de vida, seu cotidiano, suas alegrias e medos.
Como é bom viajar pelas entranhas de nosso País ou de um país estrangeiro e experimentar suas comidas, conhecer a expressão cultural de seu povo, seus costumes, e tentar decifrar seus amores.
Mas nada se compara ao que sinto quando vejo uma igreja.
Não importa se é uma capela ou uma catedral, só sei que suas torres atingem de cheio meu coração .
É uma sensação de aconchego e proteção, pois simboliza a presença viva de Deus em nosso meio. Sei que ali naquela cidade, ou naquele povoado, há pessoas que acreditam e procuram viver a lei do amor.
Quando tenho a oportunidade de entrar nessas igrejas e conhecê--las por dentro, a felicidade é muito grande! Posso assimilar o silêncio pacífico de seu interior, orar, cantar e louvar a Deus com as mesmas músicas, com os mesmos rituais, com tudo aquilo que conheço e sei de cor. Alimento–me do que há de mais sublime, e a sensação de pertencimento e de continuidade produz-me uma grande paz. Sinto-me em casa e experimento o Eterno.
Posteriormente, ao sair para o“lá fora”, o diferente e transitório, vou renovada e apaziguada.
Inoculada pela chama da vida, passo a entender profundamente o escritor alemão Novalis, que assim se interroga: ”Então,a onde vamos? Sempre para casa”.
Texto: Eliete T. Cascaldi Sobreiro
Foto: Igrejas de Jaboticabal (Catedral Nossa Senhora do Carmo e Igreja Nossa Senhora Aparecida)

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog