segunda-feira, 9 de agosto de 2010


Sobre relacionamentos conjugais
..."Observemos um casal que vive uma relação de casamento. O desequilíbrio maior surge quando um dos dois dá um passo à frente em direção à sua vida. Esse passo que é muito transgressivo em relação à sua situação acomodada, deveria gerar um passo também do cônjuge. Se isso acontecesse, ambos estariam equilibrados e sua dinâmica seria natural. No entanto, o que mais acontece como reação a um passo à frente é que o outro dá um passo para trás. O desequilíbrio então se estabelece e uma situação não-dinâmica atravanca o processo vital.


...Quando um cônjuge esboça transformações em sua pessoa, implicando transformações na relação, o outro muitas vezes cobra justamente os compromissos assumidos, dando um passo para trás. Não reconhece que seus direitos de apego não têm o menor valor numa relação em que o compromisso explícito é o relacionamento. Se, numa relação, alguém se modifica, o pacto é este: todos devem se colocar em movimento. A reação de dar um passo para trás- expondo carências, coletando justificativas ou evocando direitos- é um apego que, em si,é a maior das traições ao sonho assumido em pacto".

Nilton Bonder em A ALMA IMORAL

2 comentários:

  1. Bela reflexão!!!!
    Enfrentar o desafio da vida conjugal é o mesmo que enfrentar as estações climáticas.
    Bjs
    Ligia

    ResponderExcluir
  2. Não podemos deixar de acreditar que algum dia esses passos à frente serão dados juntos...
    No amor aguardamos este momento que pode ser maravilhoso!
    Beijos
    Marcia

    ResponderExcluir

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog