sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009





Dizem os blogueiros,que "ENTRAR NUM BLOG, LER O TEXTO E NÃO COMENTÁ-LO, É COMO IR A CASA DE UMA PESSOA E SAIR SEM SE DESPEDIR".
Confesso que já fiz isso até viver a experiência de fazer o meu blog. É muito gostoso ficar esperando as visitas, saber quem entrou e o que achou. Tão gostoso como isso , é receber convidados queridos para que publiquem suas ideias e faça este giro de ideias voar .

Hoje a minha convidada é Adriane Fenerich e o assunto abordado por ela é
PENSAR...

“ De pensar morreu um burro.”
“ Quem pensa muito não faz....”
S E R Á ????????

O pensar constrói o pensamento. Confere ao homem "asas" para mover-se no mundo e "raízes" para aprofundar-se na realidade.
Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar o ser pensante, avaliador da realidade.
Segundo Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento, a essência do homem é pensar. O pensamento faz a grandeza ou a pequenez do homem.

" Só sei que nada sei.” ( Sócrates – filósofo grego )
A ignorância – ou, se preferirem, a consciência de nossa própria ignorância – não nos é dada gratuitamente; a ignorância tem um preço.
Nossa tendência é crer que as coisas de fato sejam como elas de início nos parecem ser. É preciso esforço para colocar em questão as aparências. É o exercício da dúvida que nos permite alcançar a ignorância. O valor da ignorância é extraordinário. Defrontar a autêntica ignorância é o único terreno sobre o qual o autêntico conhecimento poder ser erigido. Ter constantemente presente a necessidade desse trabalho e lembrar aos demais disso com uma persistência que beire a provocação – como o fazia o próprio Sócrates – pode ser uma boa maneira de se começar a filosofar.




Filosofar é pensar. Não um pensar qualquer.
Filosofar é pensar dia a dia no dia-a-dia.
Pensar é desfiar o fio da meada. Penso, logo desconfio. Pensar a prece, a pressa, o peso, o passo, a pizza, o poço, o prato, a prata, o porquê do epitáfio¹, as razões do rififi².
Sem filosofia...
Nem pensar!
Pensar é uma questão de atitude!
O pensar prepara nossa liberdade e nossa autonomia.
tanto quanto nos faz reconhecer as responsabilidades
que nos cabem.

Liberdade e autonomia, convenhamos, não são comportamentos muito bem vindos porque ameaçam o poder. Responsabilidade pode criar encargos e compromissos e, por isso, muitas vezes, é temida.
O pensar põe em perigo. E, em grande parte, por isso mesmo, ele é estrategicamente convertido em objeto de escárnio. Ensinar a pensar. É esse o único projeto que poderia nos tirar do atoleiro de pobreza, de violência e de impotência em que vivemos.
"Para saber que nós sabemos o que nós sabemos, e para saber que nós não sabemos o que nós não sabemos, isso é o conhecimento verdadeiro." -
Nicolau Copérnico

Pense tudo isso!!!!.....
1- Sobre epitáfio vide: http://pt.wikiquote.org/wiki/Epit%C3%A1fio
2- “Rififi” era uma gíria dos anos 1950, na França, para confusão envolvendo luta corporal
www.cinereporter.com.br/dvd/rififi/
www.bitlogger.blogspot.com/2008/01/o-momento-antes-do-roubo-perfeito.html Outras fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento
Revista Espaço Acadêmico nº 50 – julho/2005 –“ O Valor da ignorância “ – Julio César Burdzinski, professor do Depto. de Filosofia e Psicologia Unijuí-RS
Gabriel Perissé – doutor em Filosofia da Educação e escritor – website: www.perisse.com.br
Folha de São Paulo de 25/outubro/2007 – “Ensinar a pensar”
Agora a peteca está comigo e eu aproveito para convidá-los :

PENSE COM CARINHO:

Como anda escrevendo sua vida?
Tem repetido os mesmos erros , ou aprende com eles?
Tem conseguido pontuar adequadamente os parágrafos da vida ou tem atropelado com impulsividade , auto-engano ou mesmo preguiça mental?

Leia com muita atenção este pensamento:
"NÃO QUERO OLHAR PARA TRÁS, LÁ NA FRENTE, E DESCOBRIR QUILÓMETROS DE TERRENO BALDIO QUE EU NÃO SOUBE CULTIVAR".
escrito por Ana Jácomo (
http://anajacomo.blogspot.com/)
Conheça esse blog-vale a pena


3 comentários:

  1. Dri obrigada por ajudar-nos a PENSAR.
    È a mais pura verdade a colocação de que "pensar põe em perigo". Talvez essa seja uma das razões que estamos tão hiperativos .Também quando você diz "pensar é uma questão de atitude", completaria que pensar é uma questão de coragem pois implica não fugir daquilo que você desconhece, do que é novo, do que é difícil,etc.
    Um ótimo filme que nos chama ~para pensar muito em nossas vidas é "Ensaio sobre a Ceguueira", do livro de Saramago. Bélissímo e corajoso pensamento sobre a natureza humana.Obrigada por sua participação no meu blog ou melhor no nosso, de todos que aqui quiserem se hospedar. beijos, Eliete

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliete! :)
    Muito rico e convidativo esse espaço que cultiva. Voltarei outras vezes, com certeza, para passear por aqui e me nutrir com as belezas que compartilha.
    Obrigada pelo carinho. Bom saber que está por perto.
    Beijos pra você,
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Todos os dias dou uma olhada no blog e estou gostando muito!
    Recomendei para meus amigos também!

    Beijos
    Angelina

    ResponderExcluir

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog