domingo, 1 de maio de 2011




"A psicanálise acarretou, como bem disse o próprio Freud, a terceira e talvez mais grave ferida ao narcisismo humano. A primeira foi quando a ciência mostrou que nosso planeta, longe de ser o centro do universo, não constituia senão uma parte insignificante e perdida dentro do sistema cósmico.



A segunda mortificação sobreveio quando a investigação biológica reduziu cruelmente sua pretensão de ser algo especial e único na ordem dos seres vivos: Darwin nos vinculou como um elo a mais na cadeia de evolução da matéria.



...a psicanálise ocasionou aquela que viria a ser talvez a mais profunda de todas as feridas, ao revelar que não somos nem mesmo senhores em nossa própria casa: o inconsciente, como ordem exluída de nosso conhecimento, vontade e controle, nos habita e nos determina, sem que possamos chegar a conhecer , em suas justas dimensões, nem seu quando nem seu de que modo".

Carlos Domínguez Morano- Crer depois de Freud

7 comentários:

  1. querida eliete, seguimos na eterna luta de tentar nos entender...
    bjokas, ótima semana pra ti!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho isto fascinante, principalmente observar conscientemente o que os sonhos nos revelam ou quando conseguimos compreender as metáforas que eles utilizam para dar uma idéia do grande mistério de nossa realidade mais profunda.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. "(...) as pessoas têm de engendrar mentalmente uma estratégia inteligente se quiserem que 'aquilo que sabem' e 'aquilo que não sabem' coexistam em paz. E essa estratégia - sim, adivinharam! - consiste em pensar. É preciso encontrar um ponto de apoio. De outra forma, e não tenham ilusões, entraremos em plena rota de colisão". (Haruki Murakami: Sputnik, meu amor)

    Não foi à toa que Lacan ponderou: "Penso onde não sou, logo sou onde não penso".

    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Eliete querida! por coinscidência voltei a fazer psicanálise depois de muito tempo dado para outras terapias e realmente fecha com o artigo acima...se dar conta que temos um inconsciente o tempo todo conosco, ai...ai...ai... adorei! bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi Eliede, bela postagem. Tenha uma ótima tarde e uma excelente semana. Bjus...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,Eliete!!

    Um post bem reflexivo!
    É uma forma de ver...particularmente penso ser um alento, saber que e fazemos parte do todo, dentro da cadeia da evolução, sinal de que somos afortunados...pra quê, exclusividade? Tudo tem a sua importância...
    E vejo a psicanálise como uma fonte de auxílio, para ajudar o homem a se descobrir, e melhorar sua maneira de viver...
    Claro que é a minha maneira de ver.
    Beijos!!
    Linda semana pra ti!!

    ResponderExcluir
  7. Como Freud disse para Jung, quando foi para a América falar de psicanálise:
    - Eles sabem que estamos lhes levando a peste?

    ResponderExcluir

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog