quinta-feira, 30 de dezembro de 2010


"Os milagres sempre acontecem na vida de cada um e na vida de todos. Mas, ao contrário do que se pensa, os melhores e mais fundos milagres não acontecem de repente, mas devagar, muito devagar.


Quero dizer o seguinte: a palavra depressão cairá de moda mais cedo ou mais tarde. Como talvez seja mais tarde, prepara-te para a visita do monstro, e não te desesperes ao triste pensamento de Alice: “Devo estar diminuindo de novo”. Em algum lugar há cogumelos que nos fazem crescer novamente.


E escuta esta parábola perfeita: Alice tinha diminuído tanto de tamanho que tomou um camundongo por um hipopótamo. Isso acontece muito, Mariazinha. Mas não sejamos ingênuos, pois o contrário também acontece. E é um outro escritor inglês que nos fala mais ou menos assim: o camundongo que expulsamos ontem passou a ser hoje um terrível rinoceronte. É isso mesmo. A alma da gente é uma máquina complicada que produz durante a vida uma quantidade imensa de camundongos que parecem hipopótamos e de rinicerontes que parecem camundongos. O jeito é rir no caso da primeira confusão e ficar bem disposto para enfrentar o rinoceronte que entrou em nossos domínios disfarçado de camundongo. E como tomar o pequeno por grande e o grande por pequeno é sempre meio cômico, nunca devemos perder o bom humor".

(Paulo Mendes Campos, Para Maria da Graça, in Para gostar de ler; São Paulo, Ática, 1979.)

6 comentários:

  1. Olá Eliete!!Bom Dia!
    É verdade, precisamos de paciência para perceber os pequenos milagres!! E um pouco de sabedoria para conseguir distinguir o camundongos do rinoceronte!! Perceber que nossa vida depende do que fazemos para ser boa ou não!Depende de como encaramos tudo.
    Lindo o que semeias aqui!!
    Obrigada!!
    Que 2011 seja repleto de milagres!!!E muitas felicidades!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eliete eu sou apaixonado pelo simbolismo da Alice,
    tem tanta coisa para se dizer a respeito tenho um vídeo do pink floyd chamado pulse e lá tem a versão da Alice pela banda extinta enquanto eles tocam o filme é rodado num circulo. Maravilha ler este post lindo demais, amei muito mas muito mesmo, obrigado pela visita eu fico feliz quando vem alguém me visitar nos blogs, pois o tempo agora é curto demais para estar no pc. e quando tem um comentário lá eu retribuo sempre e ai acontece o mágico momento da leitura que pra mim é um bálsamo para a alma. OBRIGADO a alma e meu coração agradecem este prazer, teu blog é um presente e atinge a tantas pessoas a tua luz, podes ter certeza que muitos vem ao blog e lêem e a maioria não comenta mas acredito com todo fervor que todos saem gratos ao ler estas pérolas. Quanto as imagens dos meus abstratos pode usar seria uma honra em ver em um blog um abstrato meu. Abraços fraternais e muita luz sempre......

    ResponderExcluir
  3. .

    Querida Eliete, venho desejar a ti também um ano novo repleto de coisa boas. É mais um ciclo que termina para um novo recomeçar... é a roda da vida.

    Volto depois com mais tempo, para te ler.

    Deixo beijos, sorrisos e grande afeto.

    .
    .

    ResponderExcluir
  4. Que cada dia de 2011 se vista de sorrisos, de alegrias, de esperança...

    E sejamos felizes!

    Feliz Ano Novo!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Oi Eliete!
    Desejo que o seu Novo Ano seja repleto de Amor, Saúde e Harmonia e que você realize todos os seus sonhos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Eliete,
    Veja o post que fiz hoje no meu outro blog
    http://blogdamulherpensante.blogspot.com/ e saiba um pouquinho do meu milagre que como você citou, caminha lentamente ...

    ResponderExcluir

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog