quarta-feira, 1 de abril de 2009

COMPULSÃO

OUTRO BELO BELO
Belo belo minha bela
Tenho tudo que não quero
Não tenho nada que quero
Não quero óculos nem tosse
Nem obrigação de voto
Quero quero
Quero a solidão dos píncaros
A água da fonte escondida
A rosa que floresceu
Sobre a escarpa inacessível
A luz da primeira estrela
Piscando no lusco-fusco
Quero quero
Quero dar a volta ao mundo
Só num navio de vela
Quero rever Pernambuco
Quero ver Bagdad e Cusco
Quero quero
Quero o moreno de Estela
Quero a saliva de Bela
Quero as sardas de Adalgisa
Quero quero tantas coisas
Belo belo
Mas basta de lero-lero
Vida noves fora zero.
Manuel Bandeira
As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio de ansiedade e/ou angústia. São hábitos mal adaptativos que já foram executados inúmeras vezes e acontecem quase automáticamente.
Diz-se que esses comportamentos compulsivos são mal adaptativos porque, apesar do objetivo que têm de proporcionar algum alívio de tensões emocionais, normalmente não se adaptam ao bem estar mental pleno, ao conforto físico e à adaptação social. Eles se caracterizam por serem repetitivos e por se apresentarem de forma frequente e excessiva. A gratificação que segue ao ato, seja ela o prazer ou alívio do desprazer, reforça a pessoa a repeti-lo mas, com o tempo, depois desse alívio imediato, segue-se uma sensação negativa por não ter resistido ao impulso de realizá-lo. Mesmo assim, a gratificação inicial (o reforço positivo) permanece mais forte, levando a repetição.
... comportamentos compulsivos ou aditivos podem ser entendidos como atitudes (mal-adaptadas) de enfrentamento da ansiedade e/ou angústia, trazendo consequências físicas, psicológicas e sociais graves.
fonte: Dr. Geraldo J. Ballone do site:http://www.cerebromente.org.br
A poesia de Manoel Bandeira,diz muito sobre nossos desejos.
Princípio do Prazer-A pessoa com compulsão é prisioneira de seus desejos.Eu quero, a todo custo e quero agora-não sei esperar. Seus recursos não são suficientes para conter seus desejos( quero dar uma volta ao mundo só num navio de velas),desejos múltiplos ( quero rever Pernambuco, ver Bagda e Cuscu) A pessoa quer tudo que o outro tem pois acredita que lhe é direito.Seu desejo é lei. A pessoa vive tentando suprir suas necessidades; o Outro parece não existir, a não ser como comparativo para o Ter, ou para suprir-lhe seus desejos.A pessoa que sofre de compulsão tem dificuldade de lidar com o Princípio da Realidade- consciência de que nem tudo é permitido, que há limites e dificuldades em nossas vidas e que é preciso postergar ou abrir mão de determinados desejos. A pessoa com compulsão tem baixa tolerãncia à frustração (não quero nem óculos, nem tosse, nem obrigação de voto).
O resultado de suas empreitadas compulsivas sempre termina como o poeta muito bem diz: vida noves fora zero-isto é na prova dos nove da vida o resultado é zero, ou seja o vazio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog