quarta-feira, 18 de março de 2009

RESILIÊNCIA
"O desenvolvimento é um processo multidirecional e multidimensional-caracterizado pela ocorrência conjunta de aumento(ganhos), diminuição (perdas) e manutenção(estabilidade) da capacidade adaptativa" .
Um conceito central para entendermos o curso da vida é o de plasticidade,seu alcance e limites. Esse conceito fornece uma indicação do potencial de mudança do indivíduo e de sua flexibilidade e resistência para lidar com desafios e exigências.

O grau de plasticidade é contingente à capacidade de reserva do indivíduo:recursos internos e os externos disponíveis num dado momento.
A resiliência como uma forma de plasticidade:
Garmezi(1991) definiu resiliência como a capacidade de recuperação e manutenção do comportamento adaptativo, quando ameaçado por um evento estressante.
A resiliência do indivíduo muda nas transações com circunstâncias e desafios específicos. Consequentemente, a resiliência demonstrada numa dada situação não necessáriamente mantém-se no tempo,nem se genraliza para outras circunstâncias e outros desafios.
Hoje o conceito de resiliência passou de uma fase de "qualidades pessoais",até ao conceito mais atual de compreendê-la como um atributo da personalidade desenvolvido no contexto psico-socio-cultural em que as pessoas estão inseridas.
Fatores de Resiliência:
administração das emoções(habilidade de se manter calmo sob pressão).
Controle dos impulsos(habilidadede não agir impulsivamente e a capacidade de mediar os impulsos e as emoções).
otimismo(habilidade de ter a firme convicção de que as situações irão mudar quando envolvidas em adversidades e manter a esperança de um futuro melhor).
Análise do ambiente(habilidade de identificar precisamente as causas dos problemas e adversidades).
Empatia( habilidade de ler os estados emocionais e psicológicos de outras pessoas).
Auto-eficácia(convicção de ser eficaz nas ações).
Estes fatores foram selecionados por serem concretos e de possível mensuração, podem ser ensinados e melhorados em programas educativos específicos.
Fonte:Psicologia do Envelhecimento?Anita Liberalesso Neri(org)






bom final de semana...

2 comentários:

  1. Muito interessante esse assunto.E relativamente novo, salvo engano. Já lí algo sobre isso com a colocação de que tal atributo pode ser adquirido, ou seja, não necessariamente faz parte da personalidade, falando sobre, assim, da importância de se ressaltar os aspectos virtuosos das crianças e jovens no intuito de desenvolver neles a resiliência. Onde há auto- estima, auto-confiança, há esperança de resolução dos problemas e espírito de luta para aceitar e enfrentar desafios.
    Sobre o tema, especialmente direcionado a educadores, há um guia muito interessante no site www.cmdcagja.org.br ( guia de promoção da resiliencia )
    Beijo pra vc Eliete e a todos os que acessam o site, desejo um maravilhoso final de semana

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eliete! :):)

    É fantástico eu abrir o seu blogue e encontrar um texto sobre resiliência. Não só por causa do valor da ideia em si, que é também facto, é claro, mas sobretudo porque tenho andado a desenvolver esse tema com os meus alunos, em Psicologia!

    Logo, adorei ler o seu texto e partilhar o tema!

    Um grande beijinho meu, directamente de Portugal :)

    ResponderExcluir

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog